O voluntariado da Fundação AFID destina-se a todas as pessoas com mais de 18 anos, residentes na Grande Lisboa, com disponibilidade e queiram dar um bocadinho do seu tempo aos outros.
Este tempo pode ser 1 hora, 1 dia ou vários e pode ser feito em diversas áreas: idosos, crianças e deficiência.
As tarefas/actividades a desempenhar pelos voluntários também podem ser diversas: apoio aos almoços no lar de idosos, projecto sorriso porta-a-porta, acompanhamento das actividades ocupacionais e artísticas (pintura, cerâmica, tecelagem, dança) dos jovens com deficiência intelectual, manutenção de equipamentos e espaços verdes, participação e acompanhamento na área desportiva, e outros.
Estamos abertos a sugestões e a novas ideias.
Acreditamos que os voluntários contribuem para uma maior inclusão da população com que trabalhamos, para um maior sentido de solidariedade entre clientes e colaboradores.
São uma fonte de aprendizagem de bons exemplos e de experiências positivas, de corações gigantes e abraços doces.
Para se inscreverem basta preencherem o formulário “Quero Ser Voluntário” ao lado ou dirigirem-se à sede e fazerem uma inscrição na secretaria.
Anthony Robbins
Selo de Qualidade Join4Change
A Lei 71/98., de 3 de Novembro veio reconhecer o Voluntariado como umas atividade importante no apoio às pessoas, principalmente às mais vulneráveis, reconhecendo o seu valor social como expressão do exercício livre de cidadania ativa e solidária.
A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) com o intuito de dar a importância que é devida ao Voluntariada e mais vida a este setor, decidiu promover a criação do Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change®, em parceria com o Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (ISU) e com apoio da Associação Portuguesa de Qualidade (APQ).
Um grupo de dez colaboradores da Fundação AFID está a participar numa ação de formação do Projeto Disabled Employability Signaling (DESIGN), que está a decorrer em Trelón, na região de Lille em França.
Tendo por tema base o “mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude”, e desafiada pela CPCJ da Amadora a ter um papel cada vez mais ativo e preventivo nesta matéria, a AFID Kids envolveu as famílias da creche numa reflexão sobre os direitos das crianças.
A Formação Profissional, ministrada na Fundação AFID Diferença, pretende habilitar indivíduos com Deficiência ou Incapacidade, capacitando-os com conhecimentos técnicos em diferentes áreas.
O mote foi lançado e mais de 50 pessoas juntaram-se à segunda edição do “Arte fora da Caixa”, que este ano foi subordinado ao tema dança para todos e com todos.
A Fundação AFID inaugurou uma Sala de Snoezelen no equipamento social AFID Geração, que servirá os clientes da recente Unidade de Neuroestimulação, mas também os da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e da Creche deste equipamento.
Desde o dia que decidi seguir o caminho como educador de infância que surgiram os primeiros olhares confusos sobre a minha opção, incluindo de amigos próximos e até familiares.
O Prémio Voluntariado Corporativo Elza Chambel foi inspirado numa peça concebida pelo grupo na oficina: “Corações ao Alto” em 2011.
Este projeto surge da necessidade sentida pelos cuidadores informais de pessoas com deficiência.