Fundação AFID Diferença – 15º Aniversário

15º Aniversário da Fundação AFID Diferença

Mensagem de Dr. Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo

A Fundação AFID Diferença, celebra os seus 15 anos de existência, exatamente a 23 de junho de 2020. Instituída pela Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – AFID e designada Fundação de Solidariedade Social, tem vindo a desenvolver a sua intervenção social de forma exemplar, pensando sempre nas pessoas e trabalhando para os diferentes públicos com necessidades de apoio.

Ao longo destes 15 anos existiram alguns acontecimentos que marcaram indelevelmente a vida da Fundação e, que pretendemos aqui relevar como marcantes da nossa Instituição.

O primeiro momento coincide com a sua criação. Fundada em 23 de junho de 2005, por iniciativa de um grupo de associados e de personalidades com forte ligação à Associação Nacional de Famílias para a Interação da Pessoa Deficiente – AFID, que constituíram os associados fundadores, lançando os pilares de uma grande Instituição.

Porque a prestação de serviços cresceu exponencialmente na vertical (número de utentes apoiados – cerca de 500 em todas as áreas) e na horizontal (diversificação de áreas de intervenção – crianças, idosos e pessoas com deficiência), as famílias voltaram a ser exigentes relativamente às questões da sua representatividade, assim, foi decidido em Assembleia Geral da Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – AFID criar uma Fundação. Em ata (nº 46, de março de 2005) veio a denominar-se Fundação AFID Diferença, tendo-se, desta forma, dividido e especificado as intervenções de cada uma das instituições.

Foram definidos como objetivos fundamentais: o de congregar as atividades da AFID, o seu património e a totalidade dos colaboradores; as suas atividades a desenvolver no que toca à prestação de serviços sociais e educacionais a crianças, idosos e pessoas com deficiência e, foi ainda estabelecida a denominação de “Fundação AFID Diferença”.

A Prestação de Serviços passou para a competência da Fundação AFID Diferença, a representatividade e o trabalho de inclusão social, de que são exemplo a criação das Empresas de Inserção Social, mantiveram-se na Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – AFID. Desta forma, foram repostos os objetivos iniciais estabelecidos pelos Associados fundadores da Associação AFID, a de representatividade das famílias com pessoas com deficiência no seu agregado familiar, facto este que ocorreu após termos percorrido um trajecto de grande visibilidade pública, de trabalho de bom nível que granjeou a credibilidade e a notoriedade, de que nos orgulhamos.

O segundo momento, coincide com as decisões de alargamento: consolidação das atividades de prestação de serviços nas áreas das crianças (Creches e Pré-Escolar), idosos (SAD – Serviço de Apoio Domiciliário) e pessoas com deficiência (Lar Residencial, CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, Intervenção Precoce e Formação Profissional) e o início dos processos de capacitação e qualificação dos serviços prestados, conquistando-se, em 2007, a Certificação de Qualidade no âmbito da Norma ISO 9001. Fomos na época e a nível nacional, a primeira Instituição da área social a obter a Certificação em termos de Qualidade em todos os seus serviços e respostas sociais.

Em 2010, temos o terceiro momento, que coincide com o início da capacitação e qualificação dos serviços da Fundação AFID Diferença pelo Referencial Europeu EQUASS, no seu nível mais elevado – o Excellence. Submetemo-nos às auditorias de concessão do Referencial Europeu EQUASS, nível Excellence, cuja certificação ocorreu em 21 de janeiro de 2011. Fomos a segunda Instituição do país a obter esta certificação e, a 12ª em toda a Europa.

Em simultâneo, obtivemos a Certificação da Qualidade pelos Referenciais da Segurança Social, Marca ISS, Nível A “Excelência dos Serviços Prestados “. De acordo com as informações da APCER, fomos a primeira Instituição do país a ser certificada por este referencial e, no nível mais elevado.

O quarto momento relevante na nossa história, coincide com a criação de um novo equipamento social, o AFID Geração, inaugurado em outubro de 2013, o que consolidou o alargamento da nossa intervenção à área dos idosos, tendo creche incorporada.

Esta foi uma aposta muito bem-sucedida com a preciosa ajuda da nossa ex-diretora da AFID, Dr.ª Maria Lutegarda. Desparecida prematuramente, fez um trabalho notável e reconhecido publicamente através da criação de uma estrutura de apoio social muito forte, coesa, tecnicamente evoluída e solidária, tendo acompanhado e formado uma equipa técnica que hoje coordena os serviços da Fundação AFID Diferença, com grande eficiência e eficácia, mantendo níveis de credibilidade elevados.

Como Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença e, por ter sido um dos elementos que conduziu a Instituição a este patamar, quero agradecer a todos quantos contribuíram, direta e indiretamente, para que este sonho se tornasse realidade.

Um muito obrigado a Todos!

“CAMINHA NA DIRECÇÃO DO SOL E NÃO VERÁS A SOMBRA.”, Helen Keller

Atualizado em 25-Jun-2020 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2020 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações