O Controlo da Qualidade dos serviços da Fundação AFID Diferença é feito, fundamentalmente, pelos clientes e/ou os seus representantes, colaboradores, parceiros e voluntários, através do seu nível de satisfação, monitorizado com base nas necessidades e expetativas dos diferentes intervenientes em: reuniões, realização de inquéritos, retorno de informação através dos livros de elogios e de reclamações, e do impresso “Não Conformidades/Ocorrências/Sugestões” (GER035).
Deste modo, a Instituição avalia anualmente o grau de satisfação dos clientes, colaboradores, voluntários e parceiros com base nos questionários de satisfação, entregues presencialmente ou enviados a todos os interessados e, de acordo, com a Instrução de Trabalho (IT) – avaliação da satisfação dos clientes, colaboradores e parceiros. A informação recolhida através dos questionários de satisfação é tratada (de forma anónima) e dá origem a uma média de satisfação dos mesmos.
Reportando ao ano de 2019, numa escala de 4, a média de satisfação de clientes (respostas sociais e serviços) é de 3,57, sendo que este valor é idêntico ao obtido no ano anterior.
Constatámos que o nível mais elevado de satisfação por parte dos nossos clientes diz respeito à qualidade do atendimento da equipa técnica, e o de menor satisfação prende-se com o serviço de refeições. Quanto aos colaboradores, a média de satisfação é de 3,20, valor semelhante ao do ano anterior. A questão que recolhe maior satisfação entre os colaboradores é o material de divulgação da Fundação (revista, site, Facebook, entre outros), contrariando assim uma tendência negativa nos últimos anos. A questão mais sensível para os colaboradores continua a ser a avaliação de desempenho. Quanto aos parceiros, a média de satisfação em 2019 é de 3,74, valor superior ao ano anterior e que reflete a qualidade das atividades realizadas em parceria.
A questão que recolhe maior satisfação junto dos parceiros é a informação disponibilizada pela Fundação AFID Diferença sobre as suas atividades. O ponto que obtém uma menor satisfação prende-se com grau de inovação e incentivo ao desenvolvimento dos trabalhos em parceria. Por fim, relativamente aos voluntários, a média de satisfação é de 2,93, ficando abaixo do esperado. Contudo, os nossos voluntários encontram-se, sobretudo, satisfeitos com o prestígio, solidez e imagem externa da Fundação AFID e motivados com o desenvolvimento das atividades realizadas. Ainda assim, existe um menor grau de satisfação com o envolvimento na melhoria dos serviços prestados.
Os resultados obtidos pela avaliação da satisfação de clientes, colaboradores, parceiros e voluntários convergem, geralmente, num conjunto de ações por parte da gestão de topo, em conjunto com os responsáveis das respostas sociais e serviços, no sentido da melhoria contínua.
A Instituição continuará a promover as medidas adequadas face às questões mais sensíveis, geradoras de menor satisfação e a manter, também, as boas práticas, a qualidade técnica e humana em toda a sua intervenção social.
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
No próximo dia 14 de fevereiro, convidamos todos a celebrar o amor e a solidariedade na nossa Feirinha dos Amores!
📍 Local: Espaço Vida – Fundação AFID Diferença;
🕓 Horário: 16h00 às 18h00.
Será um momento especial de inclusão, partilha e carinho, onde todos são bem-vindos!
Juntem-se a nós e espalhem o amor!
Para mais informações, fiquem atentos ao nosso ...
1ª EDIÇÃO 2024/25
A Fundação AFID Diferença anuncia que se encontram abertas as candidaturas, até ao dia 28 de Fevereiro, para a primeira edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves, uma iniciativa que visa valorizar e incentivar a prática artística de autores com deficiência intelectual.
O concurso acolhe obras em Pintura e Cerâmica de ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...
É comum que alguns empresários pensem que as instituições de solidariedade social são geridas de forma amadora e pouco eficiente. Mas será que essa ideia faz justiça à realidade? Para lançar luz sobre esta questão, o nosso presidente, Domingos Rosa, foi à Smooth FM falar sobre como, na Fundação AFID, levamos a gestão de qualidade ...
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É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 27 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: A Empregabilidade das pessoas com deficiência no ...