No próximo dia 14 de dezembro, sábado, a partir das 15:00 horas, o Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai receber a cerimónia relativa à 1.ª edição do Prémio de Investigação Científica Dr.ª Maria Lutegarda. Este galardão tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e conta, ainda, com os preciosos apoios da Fundação Montepio e da Câmara Municipal da Amadora. O Prémio de Investigação Científica, na área da Reabilitação Dr.ª. Maria Lutegarda, antiga Diretora da Ação Social da Fundação AFID Diferença – que fazia anos a 14 de dezembro – é uma ode à sua memória, às causas que abraçou e ao trabalho que desenvolveu na área da Inclusão.
No passado dia 22 de novembro, com o trabalho “A Qualidade de Vida de Crianças e Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Contributo para a Educação Inclusiva”, Maria Cristina Marques Ferreira Simões venceu esta primeira edição dos galardões.
As duas menções honrosas foram atribuídas a Lúcia Maria Neto Canha, que apresentou o trabalho “Transição para a Vida Adulta no Contexto da Deficiência, Estudo das variáveis pessoais e sociais associadas a um processo de sucesso e desenvolvimento de um modelo de intervenção inclusivo” e a Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Santos, que submeteu à apreciação do corpo de jurados o trabalho “A investigação-ação no campo da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”, respetivamente.
Sandra Torres irá apresentar a entrega dos galardões, que contará, ainda, com as atuações dos grupos AFIDANCE, Do Sol e AFID Ritmo.
Desde dezembro do ano passado, foram entregues 14 projetos de investigação, 11 concorrentes nacionais e três de nacionalidade brasileira, sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as Ciências Sociais e Humanas, Sociologia e Educação – Educação Especial, Reabilitação, Direito das Pessoas com Deficiência, Artes e Inclusão, Surdez e Participação Politica, Jogos terapêuticos e Reabilitação, Saúde, Terapia com cães -, Musicografia Braille, Neuropsicologia, Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Acessíveis, Perturbações do Espectro do Autismo, Qualidade de Vida de famílias de pessoas com deficiência intelectual – nos três graus de ensino superior público e privado: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados composto pelo Professor Doutor Deodato Guerreiro da Universidade Lusófona, pelo Professor Doutor António Martins da Universidade Católica, pelo Professor Doutor Domingos Rasteiro do Instituto Piaget, pelo Professor Doutor Francisco Godinho, da Universidade de Trás-os-Montes, e ainda pelo Dr. Joaquim Caetano, em representação da Fundação Montepio, pela Dr.ª Susana Nogueira em representação da Câmara Municipal da Amadora, e pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa.
A distinção tem uma periodicidade bienal, de natureza pecuniária, é constituído por um primeiro prémio no montante de 8.000 euros e por duas menções honrosas no valor de 1.500 euros cada e tem como objetivos estimular e mobilizar investigadores e a comunidade académica para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação junto de pessoas com deficiência.
Delineado de acordo com as iniciativas e causas defendidas por Maria Lutegarda em vida, este prémio procura a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade. Procura, também, a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade. Combater a discriminação com base na deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência na sociedade e contribuir para a promoção das boas práticas na intervenção e, consequentemente, na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Caso queira estar presente na cerimónia, faça aqui a sua inscrição, preenchendo o formulário.
Programa:
15:00: Receção dos candidatos, Júri e convidados VIP;
15:30: Abertura com vídeo da Fundação AFID Diferença;
15:36 Atuação da AFIDANCE;
15:50 Boas-vindas – Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa;
16:15: Vídeo de apresentação do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dr.ª Lutegarda Maria Luísa Carvalho – técnica da Fundação AFID Diferença
16:25: Momento Musical com a atuação do grupo “Do Sol” – Sofia Brás, Inês Almeida e Beatriz Silva;
16:35: Apresentação do Júri:
16:40: Pequena apresentação em vídeo dos 14 candidatos;
16:50: Entrega do 1.º prémio;
16:55: Entrega da uma Menção Honrosa;
17:00: Entrega de uma Menção Honrosa;
17:05: Atuação da AFID Ritmo;
17:20: Coffee Break.
A Cerimónia será apresentada por Sandra Torres.
Agradecemos a confirmação da sua presença e os convidados que a/o acompanham para o número de telemóvel: 965183722 e/ou para o e-mail: premio.marialutegarda@fund-afid.org.pt.
Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio e da Câmara Municipal da Amadora, decorreu no passado dia 14 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia relativa à 1.ª edição do Prémio de Investigação Científica Dr.ª Maria Lutegarda.
A nossa e vossa Fundação AFID Diferença inaugurou, no dia 10 de dezembro, o presépio de natal, que contou, pela nona vez consecutiva, com a presença da Dr.ª Maria Cavaco Silva. Mais de 100 peças criadas pelos clientes da nossa Instituição, no atelier artístico de Cerâmica, são os elementos que compõem o cenário deste ano de 2019.
Neste natal, o Jumbo de Alfragide, localizado no Centro Comercial Alegro, abraça a nossa e vossa Fundação AFID Diferença com a campanha solidária “Bom e Local é apoiar as associações da sua terra!”, com o simpático castor Júlio. Assim, por cada peluche vendido, que custa 4,5€, será doado para a nossa Instituição 1,5€.
A Fundação AFID Diferença conquistou o Selo da Diversidade na categoria Recrutamento, Seleção e Práticas de Gestão de Pessoas. A cerimónia decorreu no último dia 28 de outubro, no Museu de Eletricidade, em Lisboa. Quem recebeu o prémio foi o Presidente do Conselho Executivo da nossa Instituição, Dr. Domingos Rosa.
O “ENTREABERTO” procura a sensação de possibilidade e pretende deixar no ar a ideia de que deixamos muito por dizer e por fazer, definimos um mundo quase aberto e quase fechado. Neste projeto, financiado pelo INR, vai-se revelar aquilo que quer e esconder aquilo que é preciso.
A Casa-Museu Medeiros e Almeida acolheu, pelo quarto ano consecutivo, uma exposição com a chancela dos ateliers artísticos do nosso Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). A inauguração de “Grande Pequeno Maior” decorreu na terça-feira, dia 16.
O presidente do Conselho da Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa, foi galardoado com uma Menção Honrosa na categoria de Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos dos prémios ‘Nunes Correa Verdades de Faria’, referente a 2018.
A Fundação AFID Diferença comemora 14 anos de existência. No dia 23 de junho de 2005, concretizou-se a criação da Fundação AFID Diferença. Olhando para trás, posso afirmar que os objetivos que nortearam a sua criação/constituição, foram amplamente atingidos, quiçá ultrapassando as minhas expetativas.