No que diz respeito às medidas de prevenção, controlo e vigilância do Covid-19, e de forma a dar cumprimento às orientações da Direção geral de Saúde (DGS), a Fundação AFID informa que foram tomadas algumas precauções em prol da segurança e saúde de colaboradores, clientes, familiares e demais pessoas que visitam os diversos equipamentos onde funcionam as nossas respostas.
“De acordo com as Orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), as organizações são responsáveis por organizar os seus serviços no sentido de dar aos seus colaboradores, clientes/utentes, visitantes e parceiros as condições de segurança e de saúde, de forma continuada e permanente, tendo em conta os princípios gerais de prevenção (Artigo 15.º do RJPSST Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho). Neste sentido vimos pela presente Ordem de Serviço/Comunicação Interna, informar o seguinte:
1): A Fundação AFID Diferença está a ultimar “O Plano de Contingência” para a epidemia do Coronavírus COVID-19, onde constam diretrizes, algumas delas descrevemos nesta Ordem de Serviço/Comunicação Interna, por conterem procedimentos obrigatórios:
1.1): Todas as Pessoas que apresentem os sintomas e ligação epidemiológica (compatíveis com a definição de caso suspeito de COVID-19), devem reportá-lo de forma célere às chefias do Centro/ Instituição ou a alguém designado;
1.2): Todas as pessoas que utilizam os espaços dos nossos Centros devem cumprir o estabelecido pela DGS e pela Fundação AFID Diferença, no que respeita à higienização corporal, lavando várias vezes as mãos com água e sabão, pelo menos durante 20 segundos e, quando exigido ou aconselhável devem utilizar máscara;
1.3): Evitar tossir ou espirrar para as mãos. Quando tossir ou espirrar deve fazê-lo para o antebraço fletido ou manga ou usando lenço de papel, que deve ser deitado fora, logo após utilização;
1.4): Devem higienizar, sempre, as mãos após contacto com secreções respiratórias;
1.5): Sob o ponto de vista social devem alterar a frequência e a forma de contato pessoal, evitando o aperto de mãos, os beijos, as reuniões presenciais, os pontos de contacto partilhados, etc…
Neste sentido, em relação aos nossos clientes/utentes e colaboradores, as atividades externas que envolvam contacto com várias pessoas, quer seja a nível local, nacional ou internacional são suspensas, salvo manifestação formal em contrário dos próprios ou dos seus familiares ou decisão da Administração.
Se se mantiver o interesse dos clientes/utentes e colaboradores na realização das saídas ao exterior, não autorizadas/não aconselhadas, e se estas saídas envolverem terceiros (p.e, motoristas e acompanhantes), as mesmas só se realizarão caso as pessoas terceiras aceitarem participar ou se os próprios angariarem esses apoios de terceiros no exterior;
Vão ser restringidas a uma ou duas pessoas, no máximo, as visitas aos seus familiares atendidos, desde que seus parceiros autorizem as visitas.
As decisões das visitas são da responsabilidade dos responsáveis de cada Centro. As atividades lúdicas/desportivas/terapêuticas realizadas no exterior que envolvam a piscina, os clientes/utentes ou seus familiares devem manifestar, formalmente, a autorização de participação”, explica, numa nota, o Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença.
Entretanto, foram atualizadas algumas das informações relativas a este tema, a saber:
“As visitas de familiares, principalmente aos utentes/clientes das estruturas residenciais do ERPI e do Lar Residencial serão suspensas até nova comunicação;
Os responsáveis de cada um dos centros da AFID irá providenciar e assegurar, sempre que possível, informações sobre a situação dos seus familiares internados nestas estruturas;
Eventuais visitas só se verificarão em situações especiais, a decidir por cada um dos responsáveis das estruturas residenciais (Dr.ª Diana Correia – ERPI – e Dr.ª. Ana Cristina Fernando – Lar Residencial);
Em relação aos utentes em ambulatório, solicitamos a atenção dos pais e familiares em relação aos sintomas da epidemia, amplamente divulgados pela DGS – Direção Geral de Saúde – (febre, tosse, dores no corpo, etc…) e a sua comunicação ao diretor da resposta social onde o utente/cliente frequenta:
Agradecemos a informação sobre qualquer eventual contacto com as pessoas infetadas, de modo a podermos, todos, proceder em conformidade com as orientações da DGS;
Aos colaboradores da AFID, agradecemos que cumpram, também, as recomendações da DGS, lavando as mãos muitas vezes ao dia, desinfetando-as, sempre que necessário, usando máscara e luvas, sempre que estejam em contacto com pessoas com suspeitas de possível/eventual contaminação. Igualmente, os colaboradores que tenham tido contacto com pessoas que possam estar infetadas, deverão informar as sias chefias e proceder de acordo com o atrás descrito”.
De referir que a todo o momento as orientações dadas podem sofrer alterações ou atualizações sempre que se justificar. Acrescentamos, ainda, que no caso de aparecimento de sinais e sintomas do COVID-19 devem de imediato contactar a linha de saúde 24 pelo 808242424 e comunicar à Direção da Fundação AFID.
Saiba mais aqui.
O que é a COVID-19?
COVID-19 é o nome oficial, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada por um novo coronavírus (SARS-COV-2), que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
O que são os coronavírus?
Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva é motivo de orgulho visto que a Fundação trabalha diariamente para uma sociedade mais inclusiva e, esta atribuição confirma que o nosso caminho inclusivo é respeitado.
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.
A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
REMODE’LAR’ é a nossa campanha para o Giving Tuesday de 2021, vamos REMODE’LAR’ o nosso Lar Residencial e precisamos da vossa ajuda!