Terminado o período de isolamento social, surge agora um novo desafio: o desconfinamento. Começam a surgir questões sobre como lidar com esta nova situação em que já podemos sair de casa, mas em que o vírus Covid-19 continua a propagar-se e a atacar em todas as frentes.
A nível psicológico, o desconfinamento traz-nos, por um lado, a sensação de liberdade, de que nos estão a restaurar a nossa autonomia e o nosso direito de circular livremente, mas sempre de forma consciente e segura. Assim, os níveis de stress e ansiedade face à obrigatoriedade do confinamento passam a estar reestabelecidos devido à transmissão da mensagem de segurança e confiança que são passados à população.
Por outro lado, surge o aumento de perturbações psicológicas a nível emocional, resultado do afastamento social prolongado e da necessidade do mesmo se manter. Ou seja, o desconfinamento traz-nos ainda mais responsabilidade, obrigando-nos a adquirir novos hábitos diários de prevenção que podem vir a ser motivo do aparecimento de obsessões e compulsões, como forma de combater o medo do perigo eminente.
Vamos, então, entrar num momento onde se vivem os extremos, sendo necessário trabalhar para o estabelecimento de um equilíbrio social, psicológico e biológico, onde a prevenção é a palavra-chave. Será, assim, necessário criar uma resposta de intervenção psicológica especializada, com o objectivo de minimizar o impacto das alterações dos hábitos de vida, higiene e segurança, evitando o desconhecimento e o sofrimento psíquico.
Mais do que voltar à normalidade, temos de adaptar a normalidade aos tempos em que vivemos. Não é urgente voltar às actividades que concretizávamos antes do aparecimento do vírus, mas sim adquirir novas actividades diárias que nos levam à sensação de alívio, tranquilidade e segurança. É dotarmos capital humano de táticas, estratégias e dinâmicas que tragam quietude aos nossos dias, em que o vírus é o inimigo sim, mas não precisamos de viver em guerra permanente.
Assim, não devemos descurar a importância do apoio psicológico no impacto da nova forma de ser e estar. Novas vivências surgirão, e haverá sempre um perigo à espreita. Os afetos terão de ser vividos pensando que o autocuidado gera um cuidado massivo para com o outro. Mais do que adaptar espaços, sejamos capazes de adaptar comportamentos e interacções.
Não podemos baixar a guarda, e continuar a seguir todas as indicações de segurança: uso da máscara, desinfecção recorrente das mãos, manter o recolhimento ou efetuar apenas saídas ponderadas, evitar o contacto físico com os outros, e estar atento ao que nos rodeia.
Desconfinamento, sim! Desligamento, não.
Texto da autoria de: Ana Mafalda Costa, Psicóloga do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação AFID Diferença.
1ª EDIÇÃO 2024/25
A Fundação AFID Diferença anuncia que se encontram abertas as candidaturas, até ao dia 28 de Fevereiro, para a primeira edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. Gomes Esteves, uma iniciativa que visa valorizar e incentivar a prática artística de autores com deficiência intelectual.
O concurso acolhe obras em Pintura e Cerâmica de autores ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
Desinstitucionalização e os Desafios das IPSS na Área da Deficiência Intelectual
No próximo dia 28 de janeiro, convidamos profissionais, famílias e a comunidade a participarem da conferência “A Desinstitucionalização”, onde abordaremos uma das transformações mais relevantes no apoio às pessoas com deficiência intelectual. Esta será uma oportunidade única de explorar caminhos para uma sociedade mais inclusiva ...
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...
É comum que alguns empresários pensem que as instituições de solidariedade social são geridas de forma amadora e pouco eficiente. Mas será que essa ideia faz justiça à realidade? Para lançar luz sobre esta questão, o nosso presidente, Domingos Rosa, foi à Smooth FM falar sobre como, na Fundação AFID, levamos a gestão de qualidade ...
AFID REAB – FORMAÇÃO PROFISSIONAL
📣 Estão abertas as pré-inscrições para os Novos Cursos! 🎓
– Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes;
– Auxiliar de Cozinha;
– Auxiliar de Pastelaria;
– Empregado de Andares.
Se estás interessado ou conheces alguém que possa estar interessado, ajuda-nos a divulgar!
As pré-inscrições já estão abertas no nosso site e são limitadas, por isso não ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 27 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: A Empregabilidade das pessoas com deficiência no ...