“Mil Palavras Valem Quase uma Imagem” é o mote da exposição que a Fundação AFID Diferença tem o privilégio de apresentar na Casa-Museu Medeiros e Almeida. A inauguração da mostra de trabalhos vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 12, a partir das 18:30 horas, e contará a participação da AFIDANCE.
“Além de uma mostra das obras mais recentemente produzidas nas oficinas artísticas da AFID, a exposição foca também alguns trabalhos em que a palavra escrita se assume como ferramenta, não apenas complementar mas indispensável à expressão de vários autores. Associado às abordagens que a AFID tem vindo a assumir no campo da inclusão, nomeadamente em metodologias que tornem as suas exposições mais acessíveis ao público com deficiência visual, este olhar pretende lançar uma reflexão a partir dos resultados inesperados que surgem deste exercício de traduzir em palavras o que sabemos à partida ser indizível”, refere Nuno Lacerda, responsável pelo Atelier de Pintura do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), da Fundação AFID Diferença.
“Mil palavras valem quase uma imagem “ é uma designação interessante e feliz para a exposição de obras produzidas nas oficinas da Fundação AFID Diferença que vai estar patente na Casa Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, porque estas obras não são senão formas de comunicação entre as Pessoas, aproximando-as quer através das palavras quer através de imagens, exercendo a Inclusão Social. Nesta exposição, facilitada pelo magnífico espaço cedido gentilmente e generosamente pela Administração da Casa Museu Medeiros e Almeida, os nossos artistas irão ter, de novo, a oportunidade de divulgar os seus brilhantes trabalhos, expressando, através das Imagens, da Criatividade, da Arte, da Cor do Traço, as suas palavras de agradecimentos, por lhes ter sido dado esta legitima oportunidade de exporem”, destaca, por sua vez, Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença.
“Mais um ano em que a Casa Museu Medeiros e Almeida abre a sua Excelente Casa de Cultura, Arte e de História aos Artistas Diferentes, evidenciando o espirito de Solidariedade que nela se vive. Os visitantes deste espaço podem constatar como os nossos artistas, Pessoas com Deficiência, que a Felicidade também vem da Criatividade e da Arte. Enquanto Presidente Fundação AFID Diferença, é, para mim, muito gratificante constatar a riqueza dos trabalhos que irão estar expostos, facto este que constitui, também, motivo de orgulho para os todos os Artistas Diferentes e, estou certo, para a Casa Museu Medeiros e Almeida, enquanto entidade com forte espírito e prática de Solidariedade e de Responsabilidade Social”, acrescentou Domingos Rosa.
A exposição estará de portas abertas ao público de 13 a 22 de julho. Apareça, os nossos trabalhos aguardam por si.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva é motivo de orgulho visto que a Fundação trabalha diariamente para uma sociedade mais inclusiva e, esta atribuição confirma que o nosso caminho inclusivo é respeitado.
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.
A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
REMODE’LAR’ é a nossa campanha para o Giving Tuesday de 2021, vamos REMODE’LAR’ o nosso Lar Residencial e precisamos da vossa ajuda!