Hoje, dia 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família, esta data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que pretende destacar e celebrar:
A Fundação AFID Diferença nasceu da Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente – AFID –, começou com um grupo de pais de pessoas com deficiência, que puseram as mãos na massa e criaram respostas para as necessidades dos seus filhos. Por esta razão e por percebermos, através da nossa intervenção, a importância que a família tem no bem-estar e felicidade dos nossos clientes, este é um dia de grande significado.
Já lá vão quase 10 anos que o celebramos com a Sardinhada em Família. Juntamo-nos todos, clientes, colaboradores, dirigentes, as respetivas famílias e comemoramos com um grande piquenique partilhado e recheado de conversas, gargalhadas e brincadeiras.
Apesar deste ano não ser possível comemorar este dia com esta grande festa, não o queremos deixar passar sem algumas palavras e reflexão.
Em tempo de confinamento, a família ou a ausência dela assume um papel fundamental no equilíbrio mental de todos nós. Diariamente, assistimos a notícias alertando para o aumento do número de casos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais. Termos alguém com quem partilhar, conversar, rir e chorar ou simplesmente estar é fundamental para ultrapassarmos esta situação de isolamento que estamos a viver. E o que entendemos por família, é muito mais do que o conceito mais comumente aceite (pai, mãe, filhos, marido e mulher, avós e tios, etc..), são também os amigos, vizinhos e colegas de escola ou trabalho. Este conceito, é diariamente posta à prova, como viver 24 horas sobre 24 horas com as mesmas pessoas e como sobreviver durante semanas sem estar com quem mais gostamos? Aprendemos a partilhar telemóveis e computadores, a usar fones e a falar baixinho para não incomodar o outro. Fazemos ginástica e passamos a cozinhar todos juntos. Queixamo-nos que não temos tempo e agora temos tempo a mais. Aproveitemos porque estes tempos não vão durar para sempre.
Temos que ser criativos, tolerantes, inventivos, pacientes e resilientes. Que tal uma corrida de meias, ou um teatro de sombras, uma guerra de almofadas ou uma maratona de cinema. Divirtam-se!!! E aos clientes e colaboradores da Fundação AFID Diferença fica uma sugestão que tal um piquenique na sala, que tal este ano cada um comemorar a Sardinhada em Família, com ou sem sardinhas, na varanda, quintal ou mesmo no chão da sala, não importa onde, mas sim celebrar.
Texto da autoria de: Margarida Paulino, Psicóloga e responsável pelo Voluntariado da Fundação AFID Diferença.
Compre já o nosso calendário solidário para 2021! O calendário que homenageia os “Super-Heróis” que desde o primeiro dia estão na linha da frente de combate ao COVID-19!
Uma das fotografias tiradas nos nossos campos de férias ganhou o 3º prémio do Concurso de Fotografia CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Já visitou o nosso Presépio?!
Faça uma visita virtual ao nosso Presépio, aqui…
Saiba como participar na nossa campanha de recolha de donativos para o Combate ao Isolamento.
Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda.
As emoções assumem um papel fulcral na intervenção psicológica em pessoas com deficiência, uma vez que são uma resposta biológica em forma de reação a todos os estímulos externos que nos rodeiam, acompanhadas de reações corporais tais como aumento do ritmo cardíaco, transpiração, tremores, visão turva, entre muitas outras.
Realizou-se, nas instalações dos Recreios da Amadora, na passada quinta feira, dia 11 de setembro de 2020, a sessão solene comemorativa do 41º Aniversário do Município da Amadora, na qual foram distinguidas diversas personalidades.
No próximo dia 1 de outubro (quinta-feira), terá lugar no Espaço Vida, na sede da Fundação AFID Diferença, uma exposição de arte do nosso Grupo Artístico. A exposição será de entrada livre à comunidade e sujeita a todas regras de segurança necessárias.