Hoje, dia 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família, esta data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que pretende destacar e celebrar:
A Fundação AFID Diferença nasceu da Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente – AFID –, começou com um grupo de pais de pessoas com deficiência, que puseram as mãos na massa e criaram respostas para as necessidades dos seus filhos. Por esta razão e por percebermos, através da nossa intervenção, a importância que a família tem no bem-estar e felicidade dos nossos clientes, este é um dia de grande significado.
Já lá vão quase 10 anos que o celebramos com a Sardinhada em Família. Juntamo-nos todos, clientes, colaboradores, dirigentes, as respetivas famílias e comemoramos com um grande piquenique partilhado e recheado de conversas, gargalhadas e brincadeiras.
Apesar deste ano não ser possível comemorar este dia com esta grande festa, não o queremos deixar passar sem algumas palavras e reflexão.
Em tempo de confinamento, a família ou a ausência dela assume um papel fundamental no equilíbrio mental de todos nós. Diariamente, assistimos a notícias alertando para o aumento do número de casos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais. Termos alguém com quem partilhar, conversar, rir e chorar ou simplesmente estar é fundamental para ultrapassarmos esta situação de isolamento que estamos a viver. E o que entendemos por família, é muito mais do que o conceito mais comumente aceite (pai, mãe, filhos, marido e mulher, avós e tios, etc..), são também os amigos, vizinhos e colegas de escola ou trabalho. Este conceito, é diariamente posta à prova, como viver 24 horas sobre 24 horas com as mesmas pessoas e como sobreviver durante semanas sem estar com quem mais gostamos? Aprendemos a partilhar telemóveis e computadores, a usar fones e a falar baixinho para não incomodar o outro. Fazemos ginástica e passamos a cozinhar todos juntos. Queixamo-nos que não temos tempo e agora temos tempo a mais. Aproveitemos porque estes tempos não vão durar para sempre.
Temos que ser criativos, tolerantes, inventivos, pacientes e resilientes. Que tal uma corrida de meias, ou um teatro de sombras, uma guerra de almofadas ou uma maratona de cinema. Divirtam-se!!! E aos clientes e colaboradores da Fundação AFID Diferença fica uma sugestão que tal um piquenique na sala, que tal este ano cada um comemorar a Sardinhada em Família, com ou sem sardinhas, na varanda, quintal ou mesmo no chão da sala, não importa onde, mas sim celebrar.
Texto da autoria de: Margarida Paulino, Psicóloga e responsável pelo Voluntariado da Fundação AFID Diferença.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva é motivo de orgulho visto que a Fundação trabalha diariamente para uma sociedade mais inclusiva e, esta atribuição confirma que o nosso caminho inclusivo é respeitado.
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.
A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
REMODE’LAR’ é a nossa campanha para o Giving Tuesday de 2021, vamos REMODE’LAR’ o nosso Lar Residencial e precisamos da vossa ajuda!