O Dia Internacional da Família

Dia Internacional da Família

Hoje, dia 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família, esta data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que pretende destacar e celebrar:

  • a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades;
  • sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

A Fundação AFID Diferença nasceu da Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente – AFID –, começou com um grupo de pais de pessoas com deficiência, que puseram as mãos na massa e criaram respostas para as necessidades dos seus filhos. Por esta razão e por percebermos, através da nossa intervenção, a importância que a família tem no bem-estar e felicidade dos nossos clientes, este é um dia de grande significado.

Já lá vão quase 10 anos que o celebramos com a Sardinhada em Família. Juntamo-nos todos, clientes, colaboradores, dirigentes, as respetivas famílias e comemoramos com um grande piquenique partilhado e recheado de conversas, gargalhadas e brincadeiras.

Apesar deste ano não ser possível comemorar este dia com esta grande festa, não o queremos deixar passar sem algumas palavras e reflexão.

Em tempo de confinamento, a família ou a ausência dela assume um papel fundamental no equilíbrio mental de todos nós. Diariamente, assistimos a notícias alertando para o aumento do número de casos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais. Termos alguém com quem partilhar, conversar, rir e chorar ou simplesmente estar é fundamental para ultrapassarmos esta situação de isolamento que estamos a viver. E o que entendemos por família, é muito mais do que o conceito mais comumente aceite (pai, mãe, filhos, marido e mulher, avós e tios, etc..), são também os amigos, vizinhos e colegas de escola ou trabalho. Este conceito, é diariamente posta à prova, como viver 24 horas sobre 24 horas com as mesmas pessoas e como sobreviver durante semanas sem estar com quem mais gostamos? Aprendemos a partilhar telemóveis e computadores, a usar fones e a falar baixinho para não incomodar o outro. Fazemos ginástica e passamos a cozinhar todos juntos. Queixamo-nos que não temos tempo e agora temos tempo a mais. Aproveitemos porque estes tempos não vão durar para sempre.

Dia Internacional da Família
Dia Internacional da Família
Dia Internacional da Família
Dia Internacional da Família
Dia Internacional da Família
Dia Internacional da Família
Dia Internacional das Famílias
Dia Internacional da Família

Temos que ser criativos, tolerantes, inventivos, pacientes e resilientes. Que tal uma corrida de meias, ou um teatro de sombras, uma guerra de almofadas ou uma maratona de cinema. Divirtam-se!!! E aos clientes e colaboradores da Fundação AFID Diferença fica uma sugestão que tal um piquenique na sala, que tal este ano cada um comemorar a Sardinhada em Família, com ou sem sardinhas, na varanda, quintal ou mesmo no chão da sala, não importa onde, mas sim celebrar.

Texto da autoria de: Margarida Paulino, Psicóloga e responsável pelo Voluntariado da Fundação AFID Diferença.

Atualizado em 15-Mai-2020 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2020 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações