Projecto UNE – Unidade de Neuroestimulação

Copyright ©2018

A Fundação AFID apresentou neste ano de 2017 um projeto ao prémio BPI Sénior para a criação de uma unidade de neuro-estimulação destinada a apoiar as pessoas com demência e as suas famílias. O projeto obteve uma menção honrosa e será implementado na ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) AFID Geração situada em Alfragide, Amadora.

O crescente envelhecimento da população e o aumento das situações de demência, ligada ao próprio processo de envelhecimento, ou em idade precoce (por volta dos 50 anos de idade) provoca a necessidade de reestruturação das respostas sociais existentes ou a criação de novas formas e abordagens de intervenção.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 153.000 pessoas com demência, dos quais 90.000 com Doença de Alzheimer. Todos os anos 1,4 milhões de cidadãos europeus desenvolvem demência. O aumento destes números começa a provocar fortes constrangimentos às estruturas residenciais para pessoas idosas. Na nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) AFID Geração 29 em 63 idosos têm demência já medicamente diagnosticada, sendo esta hoje a situação habitual na maioria dos lares de idosos no nosso País. Também das 115 pessoas que atendemos em Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), a percentagem de pessoas com demência está quase em 30%.

O projeto que agora desenvolvemos tem um triplo enfoque: promover um melhor acompanhamento da população que atendemos na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e no serviço de apoio domiciliário (SAD); aumentar a resposta ao nível de apoios das pessoas com demência e suas famílias pela criação de uma unidade de neuro-estimulação aberta ao exterior; e promover respostas integradas de intervenção assente em métodos intensivos de estimulação cognitiva.

A Unidade de Neuro-estimulação dará resposta às dificuldades que os familiares de pessoas com demência sentem no acesso a serviços de apoio e suporte. Esta situação é percetível diariamente nos atendimentos sociais que os técnicos da Fundação fazem e nos testemunhos dos clientes que acompanhamos no âmbito do SAD, cuja resposta apenas consegue dar um apoio parcial, complementar da família, não compatível com situações de necessidade de acompanhamento permanente.

As dificuldades sentidas pelos familiares, os quais, em simultâneo à função de cuidadores acumulam frequentemente funções inerentes à sua vida profissional e familiar, reforçam a necessidade de apoio especializado e personalizado. O aumento desse apoio através da criação de unidades como a descrita, contribui favoravelmente para a redução dos custos associados à institucionalização de quem poderia e prefere ficar no seu próprio domicílio ou no domicílio de familiares. A criação desta unidade facilita assim a perpetuação de uma política de cuidados que ainda hoje se mantém em Portugal que é de prevenção e de manutenção das pessoas no seu domicílio o maior tempo possível.

A Unidade de Neuro-estimulação está aberta das 7:00 às 22:00 de acordo com as necessidades e disponibilidades de cada um dos familiares/cuidadores. Têm um perspectiva de intervenção focalização e centrada em cada um dos clientes através de plano individualizado e multidisciplinar.

Acreditamos neste projecto e na sua mais-valia, estando convictos de que se irá tratar de um modelo inovador e diferenciador na área das pessoas com demência. Os tratamentos farmacológicos têm eficácia comprovada, porém nem sempre são suficientes para cobrir todos os problemas inerentes à progressão da doença. Os tratamentos não farmacológicos como é o caso da reabilitação e da estimulação têm vindo a desenvolver uma importância cada vez maior no tratamento da doença, retardando a progressão de alguns efeitos. A AFID pelo compromisso que tem em termos de qualidade, vai continuar a abraçar projectos que representem soluções eficazes na promoção da qualidade e dignidade de vida das pessoas.

Texto de: Juvenal Baltazar, Diretor da Ação Social da Fundação AFID Diferença

Atualizado em 22-Jan-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações