A Fundação AFID Diferença assume a Qualidade como um fator determinante para a sua intervenção nos diversos equipamentos sociais, onde desenvolve as suas atividades com base nas certificações que ao longo dos anos foi alcançando e mantendo.
Em 2007, e de modo a facilitar o cumprimento do estabelecido na sua Visão, Missão e Políticas, a nossa Instituição decidiu requerer a certificação pela norma ISO 9001:2000 com o seguinte âmbito: CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, aplicada aos Centros Sociais e de Reabilitação de Alfragide e do Zambujal. Esta certificação foi concedida após as auditorias de concessão realizadas pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Em 2009, decorreram as auditorias de transição (das respostas sociais já certificadas) para a norma ISO 9001:2008 e de extensão para todas as respostas sociais/serviços e equipamentos da Fundação. O âmbito da certificação foi alterado para: CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial, SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Pré-Escolar, Formação Profissional, CNO – Centro Novas Oportunidades e CMFR – Centro de Medicina Física e de Reabilitação, dos Centros Sociais e de Reabilitação de Alfragide e do Zambujal e do Centro de Recursos do Zambujal.
Em 2011, o âmbito em relação à norma ISO 9001:2008 manteve-se, sendo a Fundação certificada pelo nível A dos referenciais do Instituto da Segurança Social para toda a área da reabilitação (CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e SAD – Serviço de Apoio Domiciliário) dos Centros Sociais e de Reabilitação de Alfragide e do Zambujal. Foi também no final deste mesmo ano que decorreram as auditorias do EQUASS, ficando a Fundação AFID Diferença certificada pelo EQUASS Excellence.
Cerca de 10 anos depois da primeira certificação, em 2017, a Fundação AFID procedeu à transição para a nova (e atual) norma ISO 9001:2015, alargando aos equipamentos sociais AFID Geração, com as respostas sociais ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Creche e SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) aí existentes, e ainda ao equipamento Creche Venteira, onde funciona resposta social de Creche. Foi, ainda, alargado o âmbito da certificação no equipamento Centro Social e de Reabilitação de Alfragide ao serviço de CRI (Centro de Recursos para Inclusão).
Atualmente, a Fundação mantém todas as certificações mencionadas, sendo que todas as suas atividades obedecem aos requisitos da Norma NP EN ISO 9001, dos referenciais ISS, EQUASS e Legislação em vigor, garantindo que a Política da Qualidade, os objetivos e a estratégia da Instituição são seguidos com rigor. No que diz respeito à Norma NP ISO 9001 e EQUASS, aplica-se a todas as atividades da Fundação. Os referenciais do ISS aplicam-se apenas às seguintes respostas sociais: Lar Residencial, CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.
Certificados de Qualidade – 2021
Para mais informação sobre os Sistemas Normativos/Referenciais:
Aconteceu no passado dia 17 de outubro o Seminário “Direitos das Pessoas com Deficiência – Qualidade de Vida e Inclusão”, saiba tudo aqui.
Fundação AFID Diferença, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta o Seminário “Direitos das Pessoas com Deficiência – Qualidade de Vida e Inclusão”, que se realizará no próximo dia 17 de outubro, no prestigiado Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva é motivo de orgulho visto que a Fundação trabalha diariamente para uma sociedade mais inclusiva e, esta atribuição confirma que o nosso caminho inclusivo é respeitado.
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.