De 01-09-2019 a 31-08-2022.
O principal objetivo do projeto é um processo de aprendizagem e colaboração com a tradicional arte de tecer. O projeto desenvolve-se em profundidade (educação, inclusão de pessoas com deficiência intelectual, deficiência, produção) e amplitude (disseminação, criação de pontos educativos e produtivos em cinco países europeus e uma plataforma digital aberta a todos, com material educativo). Isto conecta o passado com o futuro, tentando reviver uma arte tradicional no mundo moderno e projetar empresas de cooperativas sociais que criarão empregos para pessoas com deficiência intelectual e outros grupos vulneráveis. Um segundo objetivo é fornecer o material e a experiência para as pessoas que desejam liderar oficinas de tecelagem e sua formação.
Mais especificamente, o projeto visa:
Das 30 pessoas, 15 delas pertencem à população em geral de grupos sociais vulneráveis (por exemplo, desempregados de longa duração, mulheres, etc) e 15 serão pessoas com deficiência intelectual. Os cursos de formação terão duração de 600 horas (7 meses) e serão divididos em duas seções, uma teórica (150 horas) e uma prática (450 horas). Quem concluir a formação pode participar de um segundo parte de seminários que os prepararão para se tornarem instrutores nas Oficinas de Tecelagem, focando-se na metodologia da formação, mas também sobre a história da tecelagem, equipamentos e técnicas de tecelagem, sua conexão com a era atual e as tendências atuais do mercado (30 horas). Os manuais serão disponibilizados em formato digital e em papel. Os manuais serão uma ferramenta para as universidades, a aprendizagem ao longo da vida centros, instituições que promovem a arte da tecelagem, oficinas de tecelagem nos centros de EFP.
Saídas intelectuais:
Parceiros:
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.
A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
REMODE’LAR’ é a nossa campanha para o Giving Tuesday de 2021, vamos REMODE’LAR’ o nosso Lar Residencial e precisamos da vossa ajuda!
Exposição comemorativa do “Dia Europeu das Fundações e Doadores” terá início no próximo dia 1 de outubro!