Projeto Unidade de Neuroestimulação (UNE)

Copyright ©2020

A Fundação AFID tem implementado, desde janeiro de 2018, um projeto inovador na área das demências, a Unidade de Neuro-Estimulação (UNE).  A UNE funciona no equipamento social – AFID Geração –, integrada na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da nossa instituição e destina-se à população idosa com demência da área metropolitana de Lisboa, mais concretamente, a pessoas com demência clinicamente diagnosticada, que necessitam de apoio especializado durante o dia. Paralelamente, proporciona, também, sempre que necessário, acompanhamento clínico, psicossocial, apoio nas atividades de vida diária, alimentação e transporte.

Atendendo ao aumento do número de casos de demência, a par com o crescente envelhecimento da população, têm surgido nos últimos anos alguns tratamentos e intervenções que possibilitam um maior controlo (e eventual desaceleramento) desta doença. Tratam-se, sobretudo, de intervenções farmacológicas e intervenções neuropsicológicas de acordo com a pessoa em causa e a própria fase da doença.

No âmbito do Projeto UNE, realizamos uma avaliação neuropsicológica, aferindo em concreto as funções alteradas e mantidas e a gravidade dessas alterações. Segue-se o desenvolvimento de um programa terapêutico não-medicamentoso adequado à pessoa com demência, o que pode implicar atividades de estimulação motora, cognitiva e/ou sensorial, de relaxamento e outros treinos específicos de atividades de vida diária, entre outras atividades ocupacionais e lúdicas.

 A Fundação AFID apresentou em 2017 uma candidatura ao Prémio BPI Sénior para o desenvolvimento de uma Unidade de Neuroestimulação destinada a apoiar as Pessoas com Demência e as suas famílias. Este projeto obteve uma menção honrosa. 

Atualmente, esta Unidade tem capacidade de resposta para 20 pessoas num horário alargado, das 7:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta e ao sábado das 9:00 até às 18:00 horas e trabalha nela uma equipa multidisciplinar – médico clínica geral, assistente social, neurologista, fisiatra, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de ação direta, terapeuta da fala, animador sociocultural, técnico de reabilitação e psicólogo – de acordo com a abordagem de intervenção centrada na pessoa e com uma componente muito forte nas áreas: ocupacional e reabilitação. Constitui-se como uma resposta integrada de intervenção assente em métodos intensivos de estimulação.

A Unidade Neuro-estimulação (UNE) da AFID surge, assim, como uma resposta inovadora, de continuidade, especializada na área das demências, cujas intervenções junto dos clientes têm objetivos de grande importância, como seja evitar a progressão do quadro demencial, promovendo a autonomia e bem-estar na pessoa com demência e, ainda, possibilita o descanso de cuidadores e famílias.

 

Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2018
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020
Copyright ©2020

Atualizado em 15-Abr-2020 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2020 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações