Projeto – InDiCo

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O projeto InDiCo é um projeto Erasmus+ de três anos (outubro de 2023 – setembro de 2026) que envolve sete organizações parceiras de seis países europeus (Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia, Portugal e Espanha).

O título do projeto InDiCo significa “Aumentar as competências digitais para promover a inclusão”. Juntamente com as outras seis organizações parceiras, o Chance B estabeleceu o objetivo de contribuir para a inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem num mundo cada vez mais digital.

O objetivo da Comissão Europeia é que, até 2030, 80% dos cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos possuam, pelo menos, competências digitais básicas. Com a sua ofensiva em matéria de competências digitais, a Áustria pretende melhorar as competências digitais básicas da população e as competências de TI para a economia de uma forma direcionada. O quadro de referência para as competências digitais (DigComp) desempenha um papel fundamental neste contexto. Este quadro de referência, que permite a categorização e a comparabilidade das competências digitais, foi desenvolvido pela Comissão Europeia. A Áustria derivou o DigComp AT a partir dele.

Embora este quadro de referência inclua competências digitais básicas nos níveis 1 e 2 e o objetivo da estratégia digital seja “competências digitais para todos”, as pessoas com dificuldades de aprendizagem estão em risco de exclusão. Muitas vezes, os programas de formação adequados não lhes são acessíveis ou as pessoas que apoiam e acompanham as pessoas com dificuldades de aprendizagem têm, elas próprias, poucas competências digitais.

Objectivos do projeto:

  • Compreender melhor quais as competências digitais (básicas) de que as pessoas com dificuldades de aprendizagem necessitam para participar no mundo digital;
  • Desenvolver uma abordagem baseada em competências para avaliar e validar as competências digitais básicas das pessoas com dificuldades de aprendizagem nos níveis 1 e 2 do modelo DigComp;
  • Contribuir para o desenvolvimento de métodos de validação de competências digitais básicas nos níveis 1 e 2 do modelo DigComp para pessoas com dificuldades de aprendizagem.

Atividades do projeto:

Analisamos o Status quo e os potenciais desafios relacionados com a implementação da estratégia DigComp da UE e a avaliação e validação das competências digitais básicas nos níveis 1 e 2 do Quadro DigComp para Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem.

  • Com base nos resultados, formulamos recomendações sobre a forma de promover a avaliação e a validação das competências digitais básicas das pessoas com dificuldades de aprendizagem, em conformidade com o quadro DigComp, nos países parceiros e a nível pan-europeu;
  • Estamos a desenvolver um catálogo de competências digitais básicas relevantes para as pessoas com dificuldades de aprendizagem;
  • Estamos a desenvolver uma metodologia para avaliar e validar estas competências em conformidade com o quadro DigComp, adaptada às necessidades das pessoas com dificuldades de aprendizagem;
  • Estamos a desenvolver e a pilotar uma formação para educadores de adultos sobre como conceber e ministrar formação baseada em competências digitais básicas para pessoas com dificuldades de aprendizagem;

As informações atuais sobre o projeto publicadas no LinkedIn – https://www.linkedin.com/showcase/indico-increase-digital-competences-to-promote-inclusion
Resultados do projeto: Os resultados do projeto serão disponibilizados através deste sítio Web e apresentados no final da duração do projeto.

Duração do projeto: outubro de 2023 a setembro de 2026.

Referenznummer: 2023-1-AT01-KA220-ADU-000157647

Coordenação do projeto: Chance B

Organizações parceiras:

  • Plataforma Europeia para a Reabilitação (EPR) (Bélgica)
  • Mariaberg, e.V (Alemanha)
  • Fundação Theotokos (Grécia)
  • Fundação AFID Diferença (Portugal)
  • Universidade de Klagenfurt (Áustria)
  • Fundación Rey Ardid (Espanha)

 

Link: https://www.chanceb-gruppe.at/de/Chance-B-Gruppe/Innovation/Aktuelle-Projekte/InDiCo

Atualizado em 17-Mai-2024 | Partilhar:

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