O projeto InDiCo é um projeto Erasmus+ de três anos (outubro de 2023 – setembro de 2026) que envolve sete organizações parceiras de seis países europeus (Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia, Portugal e Espanha).
O título do projeto InDiCo significa “Aumentar as competências digitais para promover a inclusão”.
Juntamente com as outras seis organizações parceiras, o Chance B estabeleceu o objetivo de contribuir para a inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem num mundo cada vez mais digital.
O objetivo da Comissão Europeia é que, até 2030, 80% dos cidadãos da UE com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos possuam, pelo menos, competências digitais básicas.
Com a sua ofensiva em matéria de competências digitais, a Áustria pretende melhorar as competências digitais básicas da população e as competências de TI para a economia de uma forma direcionada.
O quadro de referência para as competências digitais (DigComp) desempenha um papel fundamental neste contexto. Este quadro de referência, que permite a categorização e a comparabilidade das competências digitais, foi desenvolvido pela Comissão Europeia. A Áustria derivou o DigComp AT a partir dele.
Embora este quadro de referência inclua competências digitais básicas nos níveis 1 e 2 e o objetivo da estratégia digital seja “competências digitais para todos”, as pessoas com dificuldades de aprendizagem estão em risco de exclusão. Muitas vezes, os programas de formação adequados não lhes são acessíveis ou as pessoas que apoiam e acompanham as pessoas com dificuldades de aprendizagem têm, elas próprias, poucas competências digitais.
Objectivos do projeto:
Atividades do projeto:
Analisamos o Status quo e os potenciais desafios relacionados com a implementação da estratégia DigComp da UE e a avaliação e validação das competências digitais básicas nos níveis 1 e 2 do Quadro DigComp para Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem.
As informações atuais sobre o projeto publicadas no LinkedIn – https://www.linkedin.com/showcase/indico-increase-digital-competences-to-promote-inclusion
Resultados do projeto: Os resultados do projeto serão disponibilizados através deste sítio Web e apresentados no final da duração do projeto.
Duração do projeto: outubro de 2023 a setembro de 2026.
Referenznummer: 2023-1-AT01-KA220-ADU-000157647
Coordenação do projeto: Chance B
Organizações parceiras:
Link: https://www.chanceb-gruppe.at/de/Chance-B-Gruppe/Innovation/Aktuelle-Projekte/InDiCo
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...
É comum que alguns empresários pensem que as instituições de solidariedade social são geridas de forma amadora e pouco eficiente. Mas será que essa ideia faz justiça à realidade? Para lançar luz sobre esta questão, o nosso presidente, Domingos Rosa, foi à Smooth FM falar sobre como, na Fundação AFID, levamos a gestão de qualidade ...
AFID REAB – FORMAÇÃO PROFISSIONAL
📣 Estão abertas as pré-inscrições para os Novos Cursos! 🎓
– Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes;
– Auxiliar de Cozinha;
– Auxiliar de Pastelaria;
– Empregado de Andares.
Se estás interessado ou conheces alguém que possa estar interessado, ajuda-nos a divulgar!
As pré-inscrições já estão abertas no nosso site e são limitadas, por isso não ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 27 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: A Empregabilidade das pessoas com deficiência no ...
Dia 19 de maio realizou-se a “Caminhada pela Diferença” 2024, promovida pela Fundação AFID, no âmbito das comemorações do Dia da Família.
Ao aderir à Campanha de Consignação do IRS está a ajudar-nos a construir sorrisos na Diferença!
Aconteceu no passado dia 17 de outubro o Seminário “Direitos das Pessoas com Deficiência – Qualidade de Vida e Inclusão”, saiba tudo aqui.