As principais competências para a escola e o ambiente de trabalho incluem criatividade, comunicação, cooperação, pensamento crítico, resolução de problemas, bem como media e informações. Essas “Habilidades do século XXI” são classificadas como extremamente importantes para o sucesso profissional. Para os jovens com dificuldades de aprendizagem, existe o perigo da exclusão e de estar em desvantagem tanto no seu desenvolvimento como em oportunidades futuras devido à complexidade dos requisitos.
O projeto SEC4VET, financiado pela Comissão Europeia, está a desenvolver ferramentas para registrar e treinar habilidades sócio emocionais numa parceria internacional.
Os dois grupos-alvo da pesquisa são jovens com dificuldades de aprendizagem, que estão actualmente em formação pré-profissional ou formação profissional, e outros profissionais em reabilitação escolar e vocacional e IEF inclusivo.
Resultados esperados:
O projeto fornecerá resultados orientados para a aplicação em quatro níveis:
As diferentes instituições parceiras do projeto são:
Josefsheim Bigge – Alemanha
Fundação AFID Diferença – Portugal
Astangu Kutserehabilitatsiooni Keskus – Estônia
Bajai Egységes Gyógypedagógia Módszertani Intézmény – Hungria
Lern Fördern – Alemanha
Centro de Estudo da Ópera Don Calabria – Itália
CFP Mosbach-Heidelberg – Alemanha
Armazém da UE – Bélgica
Universidade de Bamberg – Alemanha
Objetivos do projeto:
Inovação do projeto:
O projeto incorpora o “Processo de Bolonha” para a “transição do ensino para a aprendizagem” e concentra-se n uma abordagem dos resultados da aprendizagem. Esta mudança para resultados de aprendizagem beneficia tanto mentores como estudantes.
Resultados esperados:
Os quatro “resultados intelectuais” a serem desenvolvidos serão incluídos nos resultados do projeto-chave. Dois pilares importantes são as ferramentas de diagnóstico e o quadro de apoio resultante para o desenvolvimento social e emocional de jovens adultos com deficiência cognitiva em formação profissional. Leva em consideração a mudança para os resultados da aprendizagem e permite a criação de métodos personalizados de aprendizagem e ensino. Este conceito educacional inclui oportunidades de formação para professores e profissionais num manual. Devido à complexidade dos tópicos, estes serão divididos em módulos. Os módulos são flexíveis e podem ser implementados individualmente.
O projeto SEC4VET visa fortalecer a aprendizagem social e emocional durante o processo de reabilitação ocupacional, contribuindo para fortalecer o empoderamento e a inclusão. SEC4VET reúne pessoas com dificuldades de aprendizagem, associações de auto-ajuda, reabilitação profissional, ciência e negócios. Juntos, desenvolvem um conceito de diagnóstico e de apoio para que os jovens com deficiência possam completar com sucesso a sua educação, desenvolver o seu potencial e experimentar a participação social. O projeto terminará em 2020 com um simpósio internacional que vai decorrer nas instalações Josefsheim Bigge, na Alemanha.
🎨 Exposição Resiliência Artística II 🎨 – “Um espaço (ação) sobre a intergeracionalidade na prevenção e proteção civil”
📍 Local: Espaço Delfim Guimarães;
🗓️ Inauguração: 27 de Fevereiro, às 15h;
📅 Exposição patente de: 27 de Fevereiro a 30 de Março.
No âmbito das comemorações do Mês da Proteção Civil e da Floresta – Mostra de trabalhos dos clientes ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...
É comum que alguns empresários pensem que as instituições de solidariedade social são geridas de forma amadora e pouco eficiente. Mas será que essa ideia faz justiça à realidade? Para lançar luz sobre esta questão, o nosso presidente, Domingos Rosa, foi à Smooth FM falar sobre como, na Fundação AFID, levamos a gestão de qualidade ...
AFID REAB – FORMAÇÃO PROFISSIONAL
📣 Estão abertas as pré-inscrições para os Novos Cursos! 🎓
– Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes;
– Auxiliar de Cozinha;
– Auxiliar de Pastelaria;
– Empregado de Andares.
Se estás interessado ou conheces alguém que possa estar interessado, ajuda-nos a divulgar!
As pré-inscrições já estão abertas no nosso site e são limitadas, por isso não ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 27 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: A Empregabilidade das pessoas com deficiência no ...