As principais competências para a escola e o ambiente de trabalho incluem criatividade, comunicação, cooperação, pensamento crítico, resolução de problemas, bem como media e informações. Essas “Habilidades do século XXI” são classificadas como extremamente importantes para o sucesso profissional. Para os jovens com dificuldades de aprendizagem, existe o perigo da exclusão e de estar em desvantagem tanto no seu desenvolvimento como em oportunidades futuras devido à complexidade dos requisitos.
O projeto SEC4VET, financiado pela Comissão Europeia, está a desenvolver ferramentas para registrar e treinar habilidades sócio emocionais numa parceria internacional.
Os dois grupos-alvo da pesquisa são jovens com dificuldades de aprendizagem, que estão actualmente em formação pré-profissional ou formação profissional, e outros profissionais em reabilitação escolar e vocacional e IEF inclusivo.
Resultados esperados:
O projeto fornecerá resultados orientados para a aplicação em quatro níveis:
As diferentes instituições parceiras do projeto são:
Josefsheim Bigge – Alemanha
Fundação AFID Diferença – Portugal
Astangu Kutserehabilitatsiooni Keskus – Estônia
Bajai Egységes Gyógypedagógia Módszertani Intézmény – Hungria
Lern Fördern – Alemanha
Centro de Estudo da Ópera Don Calabria – Itália
CFP Mosbach-Heidelberg – Alemanha
Armazém da UE – Bélgica
Universidade de Bamberg – Alemanha
Objetivos do projeto:
Inovação do projeto:
O projeto incorpora o “Processo de Bolonha” para a “transição do ensino para a aprendizagem” e concentra-se n uma abordagem dos resultados da aprendizagem. Esta mudança para resultados de aprendizagem beneficia tanto mentores como estudantes.
Resultados esperados:
Os quatro “resultados intelectuais” a serem desenvolvidos serão incluídos nos resultados do projeto-chave. Dois pilares importantes são as ferramentas de diagnóstico e o quadro de apoio resultante para o desenvolvimento social e emocional de jovens adultos com deficiência cognitiva em formação profissional. Leva em consideração a mudança para os resultados da aprendizagem e permite a criação de métodos personalizados de aprendizagem e ensino. Este conceito educacional inclui oportunidades de formação para professores e profissionais num manual. Devido à complexidade dos tópicos, estes serão divididos em módulos. Os módulos são flexíveis e podem ser implementados individualmente.
O projeto SEC4VET visa fortalecer a aprendizagem social e emocional durante o processo de reabilitação ocupacional, contribuindo para fortalecer o empoderamento e a inclusão. SEC4VET reúne pessoas com dificuldades de aprendizagem, associações de auto-ajuda, reabilitação profissional, ciência e negócios. Juntos, desenvolvem um conceito de diagnóstico e de apoio para que os jovens com deficiência possam completar com sucesso a sua educação, desenvolver o seu potencial e experimentar a participação social. O projeto terminará em 2020 com um simpósio internacional que vai decorrer nas instalações Josefsheim Bigge, na Alemanha.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva é motivo de orgulho visto que a Fundação trabalha diariamente para uma sociedade mais inclusiva e, esta atribuição confirma que o nosso caminho inclusivo é respeitado.
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.
A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
REMODE’LAR’ é a nossa campanha para o Giving Tuesday de 2021, vamos REMODE’LAR’ o nosso Lar Residencial e precisamos da vossa ajuda!