As principais competências para a escola e o ambiente de trabalho incluem criatividade, comunicação, cooperação, pensamento crítico, resolução de problemas, bem como media e informações. Essas “Habilidades do século XXI” são classificadas como extremamente importantes para o sucesso profissional. Para os jovens com dificuldades de aprendizagem, existe o perigo da exclusão e de estar em desvantagem tanto no seu desenvolvimento como em oportunidades futuras devido à complexidade dos requisitos.
O projeto SEC4VET, financiado pela Comissão Europeia, está a desenvolver ferramentas para registrar e treinar habilidades sócio emocionais numa parceria internacional.
Os dois grupos-alvo da pesquisa são jovens com dificuldades de aprendizagem, que estão actualmente em formação pré-profissional ou formação profissional, e outros profissionais em reabilitação escolar e vocacional e IEF inclusivo.
Resultados esperados:
O projeto fornecerá resultados orientados para a aplicação em quatro níveis:
As diferentes instituições parceiras do projeto são:
Josefsheim Bigge – Alemanha
Fundação AFID Diferença – Portugal
Astangu Kutserehabilitatsiooni Keskus – Estônia
Bajai Egységes Gyógypedagógia Módszertani Intézmény – Hungria
Lern Fördern – Alemanha
Centro de Estudo da Ópera Don Calabria – Itália
CFP Mosbach-Heidelberg – Alemanha
Armazém da UE – Bélgica
Universidade de Bamberg – Alemanha
Objetivos do projeto:
Inovação do projeto:
O projeto incorpora o “Processo de Bolonha” para a “transição do ensino para a aprendizagem” e concentra-se n uma abordagem dos resultados da aprendizagem. Esta mudança para resultados de aprendizagem beneficia tanto mentores como estudantes.
Resultados esperados:
Os quatro “resultados intelectuais” a serem desenvolvidos serão incluídos nos resultados do projeto-chave. Dois pilares importantes são as ferramentas de diagnóstico e o quadro de apoio resultante para o desenvolvimento social e emocional de jovens adultos com deficiência cognitiva em formação profissional. Leva em consideração a mudança para os resultados da aprendizagem e permite a criação de métodos personalizados de aprendizagem e ensino. Este conceito educacional inclui oportunidades de formação para professores e profissionais num manual. Devido à complexidade dos tópicos, estes serão divididos em módulos. Os módulos são flexíveis e podem ser implementados individualmente.
O projeto SEC4VET visa fortalecer a aprendizagem social e emocional durante o processo de reabilitação ocupacional, contribuindo para fortalecer o empoderamento e a inclusão. SEC4VET reúne pessoas com dificuldades de aprendizagem, associações de auto-ajuda, reabilitação profissional, ciência e negócios. Juntos, desenvolvem um conceito de diagnóstico e de apoio para que os jovens com deficiência possam completar com sucesso a sua educação, desenvolver o seu potencial e experimentar a participação social. O projeto terminará em 2020 com um simpósio internacional que vai decorrer nas instalações Josefsheim Bigge, na Alemanha.
Compre já o nosso calendário solidário para 2021! O calendário que homenageia os “Super-Heróis” que desde o primeiro dia estão na linha da frente de combate ao COVID-19!
Uma das fotografias tiradas nos nossos campos de férias ganhou o 3º prémio do Concurso de Fotografia CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
Já visitou o nosso Presépio?!
Faça uma visita virtual ao nosso Presépio, aqui…
Saiba como participar na nossa campanha de recolha de donativos para o Combate ao Isolamento.
Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio de Investigação Científica Dra. Maria Lutegarda.
As emoções assumem um papel fulcral na intervenção psicológica em pessoas com deficiência, uma vez que são uma resposta biológica em forma de reação a todos os estímulos externos que nos rodeiam, acompanhadas de reações corporais tais como aumento do ritmo cardíaco, transpiração, tremores, visão turva, entre muitas outras.
Realizou-se, nas instalações dos Recreios da Amadora, na passada quinta feira, dia 11 de setembro de 2020, a sessão solene comemorativa do 41º Aniversário do Município da Amadora, na qual foram distinguidas diversas personalidades.
No próximo dia 1 de outubro (quinta-feira), terá lugar no Espaço Vida, na sede da Fundação AFID Diferença, uma exposição de arte do nosso Grupo Artístico. A exposição será de entrada livre à comunidade e sujeita a todas regras de segurança necessárias.