SEC4VET

Sobre o SEC4VET – Avaliação e promoção das competências socio-emocionais de jovens com deficiências cognitivas na educação e formação profissional

As principais competências para a escola e o ambiente de trabalho incluem criatividade, comunicação, cooperação, pensamento crítico, resolução de problemas, bem como media e informações. Essas “Habilidades do século XXI” são classificadas como extremamente importantes para o sucesso profissional. Para os jovens com dificuldades de aprendizagem, existe o perigo da exclusão e de estar em desvantagem tanto no seu desenvolvimento como em oportunidades futuras devido à complexidade dos requisitos.

O projeto SEC4VET, financiado pela Comissão Europeia, está a desenvolver ferramentas para registrar e treinar habilidades sócio emocionais numa parceria internacional.

Os dois grupos-alvo da pesquisa são jovens com dificuldades de aprendizagem, que estão actualmente em formação pré-profissional ou formação profissional, e outros profissionais em reabilitação escolar e vocacional e IEF inclusivo.

 Resultados esperados:

O projeto fornecerá resultados orientados para a aplicação em quatro níveis:

  1. Ferramenta de diagnóstico para identificação e diagnóstico com auto-avaliações e avaliações externas para pessoas com deficiência cognitiva.
  2. Manual sobre a importância das habilidades sócio emocionais para professores e formadores
  3. Conceito modular para a promoção de habilidades sócio emocionais
  4. Módulos de formação para professores e especialistas envolvidos

As diferentes instituições parceiras do projeto são:

Josefsheim Bigge – Alemanha

Fundação AFID Diferença – Portugal

Astangu Kutserehabilitatsiooni Keskus – Estônia

Bajai Egységes Gyógypedagógia Módszertani Intézmény – Hungria

Lern Fördern – Alemanha

Centro de Estudo da Ópera Don Calabria – Itália

CFP Mosbach-Heidelberg – Alemanha

Armazém da UE – Bélgica

Universidade de Bamberg – Alemanha

Objetivos do projeto:

  • Desenvolvimento de ferramentas para identificação / diagnóstico de habilidades sociais e emocionais, com auto-avaliações aprovadas e avaliações externas.
  • Divulgar as habilidades sociais e emocionais
  • Apresentação de programas de suporte sob a forma de módulos flexíveis
  • Desenvolver oportunidades de treinamento

Inovação do projeto:

O projeto incorpora o “Processo de Bolonha” para a “transição do ensino para a aprendizagem” e concentra-se n uma abordagem dos resultados da aprendizagem. Esta mudança para resultados de aprendizagem beneficia tanto mentores como estudantes.

Resultados esperados:

Os quatro “resultados intelectuais” a serem desenvolvidos serão incluídos nos resultados do projeto-chave. Dois pilares importantes são as ferramentas de diagnóstico e o quadro de apoio resultante para o desenvolvimento social e emocional de jovens adultos com deficiência cognitiva em formação profissional. Leva em consideração a mudança para os resultados da aprendizagem e permite a criação de métodos personalizados de aprendizagem e ensino. Este conceito educacional inclui oportunidades de formação para professores e profissionais num manual. Devido à complexidade dos tópicos, estes serão divididos em módulos. Os módulos são flexíveis e podem ser implementados individualmente.

O projeto SEC4VET visa fortalecer a aprendizagem social e emocional durante o processo de reabilitação ocupacional, contribuindo para fortalecer o empoderamento e a inclusão. SEC4VET reúne pessoas com dificuldades de aprendizagem, associações de auto-ajuda, reabilitação profissional, ciência e negócios. Juntos, desenvolvem um conceito de diagnóstico e de apoio para que os jovens com deficiência possam completar com sucesso a sua educação, desenvolver o seu potencial e experimentar a participação social. O projeto terminará em 2020 com um simpósio internacional que vai decorrer nas instalações Josefsheim Bigge, na Alemanha.

Atualizado em 20-Fev-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2018 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações