A Unidade de Neuro-estimulação (UNE) é um novo projeto de atendimento diurno especializado que funciona integrada na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Fundação AFID Diferença e que se destina à população idosa com demência da área metropolitana de Lisboa. Esta Unidade destina-se concretamente a pessoas com demência clinicamente diagnosticada que necessitem de apoio especializado durante o dia e, se necessário, em horário alargado para apoio às famílias.
Constituem-se como objetivos desta Unidade: Alargar os serviços à comunidade específicos para pessoas com demências; Aumentar qualidade e capacidade das respostas às pessoas com demência; Promover qualidade de vida e envelhecimento ativo; Inovar as respostas às pessoas com demência e suas famílias; Fomentar a empregabilidade dos familiares; Promover a formação aos cuidadores formais e informais; e Potenciar do trabalho realizado na ERPI na área das demências.
Com um modelo de funcionamento entre uma ERPI e um Centro de Dia, pretende esta Unidade ser um complemento ao nível da estimulação cognitiva e sensorial de pessoas que, apesar de não apresentarem um elevado nível de dependência, apresentam sinais de demência. Esta unidade tem capacidade de resposta para 20 pessoas com um horário de funcionamento das 9h às 18h de segunda a sábado e possui a possibilidade de prolongamento das 7h às 9h e das 8h às 22h. Este horário mais alargado é uma resposta inovadora permitindo uma maior tranquilidade, descanso e qualidade de vida às famílias e cuidadores, além de uma resposta mais consistente e especializada às próprias pessoas com demência.
A Unidade de Neuroestimulação está munida de uma equipa multidisciplinar para que desta forma os beneficiários do projeto possam usufruir da metodologia de intervenção centrada na pessoa. A equipa é constítuida por: Neurologista, Médico de Clínica Geral, Fisiatra, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Terapeuta da Fala, Fisioterapeuta, Animadora Sociocultural, Enfermeiros e Auxiliares de Ação Direta.
No âmbito da avaliação diagnóstica de cada potencial cliente aferimos em concreto as funções alteradas e mantidas e a gravidade dessas alterações. Com base nesta avaliação é definido o perfil pelo estádio da situação demencial em que cada cliente se encontra. Para cada pessoa com demência é aferido o seu estádio com caracteristicas diferentes, a saber:
Estádio 1:
Estádio 2:
Estádio 3:
Deste modo, cada pessoa com demência é integrada num grupo de acordo com o seu estádio. Este grupos tendem a ser preferencialmente homogéneos, contudo prevêem-se atividades desenvolvidas em grupos mistos, possibilitando o aumento das experiências e interações.
Em cada grupo são desenvolvidos os programas terapêuticos individuais ou de grupo, com base em aividades ocupacionais, de estimulação motora, cognitiva e/ou sensorial, de relaxamento e outros treinos específicos de atividades de vida diária. Seguem-se alguns exemplos:
Atividades Ocupacionais e Lúdicas:
Atividades terapêuticas:
Atividades de orientação para a realidade:
Estimulação cognitiva:
Estimulação sensorial:
A Unidade Neuroestimulação surge assim como uma resposta inovadora e especializada na área das demências dado que as intervenções não farmacológicos, a par com os tratamentos farmacológicos, têm eficácia comprovada e são imprescindíveis no combate à progressão da demência. Mais ainda, a equipa desta Unidade trabalha no sentido de retardar inclusivamente alguns efeitos da demência ao nível físico e emocional e, sempre que possível, possibilita a manutenção e recuperação de algumas capacidades cognitivas.
Texto da autoria de: Teresa Reis
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!