Ouvimos com frequência que há dias de tudo e para tudo! Que tudo se comemora! Numa pesquisa rápida na internet conseguimos saber de imediato “Hoje é dia de…”. Há sites que só se dedicam a isso. Mas, se algumas dessas comemorações são resultado dos media e do capitalismo desenfreado, outras servem para despertar a nossa atenção sobre determinadas problemáticas, situações ou realidades. É o caso das comemorações instituídas pelas Nações Unidas!
Hoje, dia 21 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Síndrome de Down (World Down Syndrome Day – WDSD), declarado oficialmente pelas Nações Unidas desde 2012, com o objectivo de aumentar a consciencialização pública sobre esta Síndrome.
A escolha da data, 21º dia do 3º mês, não foi ao acaso! Deveu-se à singularidade da triplicação (trissomia) do 21º cromossoma e que causa a Síndrome.
As celebrações do Dia Mundial da Síndrome de Down são impulsionadas e divulgadas pela Síndrome de Down International (DSI). Através do site worlddownsyndromeday.org a DSI promove a divulgação das iniciativas da comunidade global e incentiva à participação de outras como o WDSD Call To Action e que este ano desafia e encoraja as pessoas com Síndrome de Down a dizerem ao mundo qual o seu contributo na sua comunidade nos diferentes contextos das suas vidas: escola, trabalho, tempos livres, participação política, etc., revelando assim todo o seu potencial (#WhatIBringToMyCommunity #WDSD18).
Pelo mundo fora, são muitos os projectos que têm permitido estudar, analisar e refletir sobre a integração de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho, promovendo-se assim boas práticas que facilitam a empregabilidade e a promoção de competências necessárias para o trabalho junto desta população. Actualmente, muitos desses projectos têm como objectivo desenvolver ferramentas informáticas que apoiem o trabalhador nas suas tarefas, de modo a melhorar o seu desempenho e a sua autonomia, característica fundamental para facilitar a sua integração profissional.
Consequentemente o número de experiências profissionais bem-sucedidas de pessoas com Síndrome de Down tem vindo a aumentar. Revelam-se trabalhadores assíduos e pontuais, com grande foco no desempenho das suas tarefas (caracterizadas por serem do tipo sequencial e rotineiro), que cumprem com profissionalismo. Muitos destes projectos têm previsto o apoio de técnicos especializados que, no acompanhamento à integração profissional de pessoas com Sindrome de Down, procuram a promoção e o desenvolvimento das suas capacidades, nomeadamente na superação das suas capacidades, limitações e barreiras.
Em Portugal a Fundação AFID Diferença – instituição de solidariedade social que pretende promover junto dos seus utentes uma vida activa com qualidade, numa sociedade de plena inclusão, – tem vindo a colaborar com outras associações em projectos com estas características, promovendo, assim, o acesso ao mercado laboral de pessoas com Síndrome de Down e o desenvolvimento das suas competências.
Que a comemoração deste dia sirva para transformar o nosso olhar, para que não fique enquistado no senso comum que associa a deficiência a incapacidades e dependências!
Fontes:
https://worlddownsyndromeday.org/
Artigo da autoria de: Marta Rodrigues, Directora Técnica do Centro de Actividades Ocupacionais da Fundação AFID Diferença
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...