Arte fora da Caixa: dança para todos e com todos

Copyright ©2018

A conferência Arte Fora da Caixa” vai decorrer no próximo dia 11 de abril das 14h30 às 17h30 no auditório Dr.ª Maria Lutegarda, na sede da Fundação AFID. O workshop contará com a atuação do grupo AFIDANCE e terá como participantes nomes de relevo no panorama da dança numa conversa inclusiva. A segunda edição do encontro “Arte Fora da Caixa” convida a todos a pensar na arte da dança como sendo algo para todos e com todos. Um espaço de discussão sobre a dança fora dela própria, mas observando-a a si mesma questionando o seu percurso, capacidades e benefícios.

O evento terá as presenças do presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Domingos Rosa, de Bruno Rodrigues, responsável pelo grupo AFIDANCE, da Dr.ª Joana Santos Psicomotricista da Faculdade de Motricidade Humana, da Prof. Doutora Paula Lebre, Docente na Licenciatura, Mestrado em Reabilitação Psicomotora na Universidade de Lisboa, da Prof. Doutora Elisabete Monteiro, Docente na Licenciatura em Dança e coordenadora da pós-graduação de Dança na Comunidade na Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da bailarina, coreógrafa e escritora Diana Bastos Niepce e do Diretor da Ação Social da AFID, Juvenal Baltazar, num debate sobre a dança e o seu papel na inclusão de pessoas com deficiência.

Arte fora da Caixa

Pensar na arte da dança como sendo para todos e com todos. Este será o mote que dá início a esta tempo de partilha. A “Arte Fora da Caixa”, a dança fora dela própria, mas que se observa a si própria questionando o seu percurso e capacidades. A diversidade é encarada como a riqueza de um uno cada vez mais plural, onde todos têm lugar e onde ninguém está sozinho.

Neste sentido, a dança torna-se cada vez mais um meio de conhecer e “dar mundos ao mundo”, partilhando ideias, vivências, opiniões, movimento, comunicando tudo e de todas as formas possíveis. Será o corpo dançante sempre igual? De que forma a dança atua e como? E os percursos artísticos especializados são já uma alternativa? E o corpo muda? E depois desta mudança, a dança, modifica-se? Dança Inclusiva? A dança como ferramenta de inclusão e para a inclusão?

Estas são algumas das perguntas às quais propomos que todos pensemos juntos e para tal convidamos todos e todas que quiserem juntar-se a nós para esta partilha fora da caixa da dança.

“A Arte fora da caixa é uma iniciativa de apresentação e reflexão da metodologia de intervenção social com pessoas com deficiência através da arte. A AFID, desde a sua origem, tem elegido a arte como linguagem e metodologia de inclusão. Por isso, tem também aprofundado a sua prática juntamente com as universidades, as famílias, as pessoas com deficiência e os técnicos das outras organizações congéneres. Com estes workshops, pretendemos iniciar novas metodologias “fora da caixa”, que garantam o desenvolvimento e o cumprimento dos objetivos da nossa intervenção.No ano passado, elegemos a música como linguagem de comunicação e expressão. Este ano, damos especial destaque à dança e expressão corporal. A AFIDANCE é um grupo de dança inclusiva com 15 anos de existência e com um trabalho realizado de grande dimensão a nível nacional. A arte fora da caixa prevista para colocar data será um momento para deflectirmos a nossa intervenção e potenciar as expressões artísticas como meio de comunicação e integração”, explica Juvenal Baltazar, Diretor da Ação Social da Fundação AFID Diferença.

“No mês de abril, no dia 29, celebra-se, em todo o planeta, o Dia Mundial da Dança.  Esta acaba por ser então a altura mais que indicada para em conjunto com todos aqueles que se quiserem juntar falarmos e partilharmos a dança. De uma dança cada vez mais global tanto a nível artístico como a nível educacional, mas também de uma Dança que se quer cada vez “. mais manufacturada com todos e para todos, quer na sua acessibilidade, quer na sua construção, criação e até mesmo performaticamente ou como instrumento para a reabilitação. Será sempre bom reunir pessoas para falar de Dança na sua totalidade”, afirma, por sua vez, o responsável do grupo AFIDANCE.

Para marcar presença poderá fazer a sua inscrição aquiNota: até dia 8 de abril, frequência gratuita mediante inscrição

Programa:

14H30 – Sessão de abertura – Dr. Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença

14h40 – 15h20 Sessão de Movimento para todos e com todos – Bruno Rodrigues AFIDANCE

15h20 – 15h30 Dança Inclusiva, o que é? – Bruno Rodrigues AFIDANCE

15h30 – 15h50 A dança como inclusão – Dr.ª Joana Santos, Psicomotricista

16h00 – 16h20 Coffee break

16h20 – 16h40 A inclusão de alunos com deficiência no ensino artístico especializado – Prof. Doutora Paula Lebre e Prof. Doutora Elisabete Monteiro

16h40 – 17h00 Eu, bailarina – Diana Bastos Niepce

17h00 – Debate

17h30 – Encerramento – Dr. Juvenal Baltazar, Diretor da Ação Social da Fundação AFID Diferença

Nomes dos oradores:

Bruno Rodrigues

Diana Bastos Niepce

Elisabete Monteiro

Joana Santos

Paula Lebre

Destinatários:

Bailarinos;

Pais/Cuidadores;

Público em geral;

Profissionais da área da Deficiência e Reabilitação;

Professores.

Atualizado em 9-Mai-2022 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: fundacao@fundacaoafid.pt
Rua Quinta do Paraíso, 2610-316 Amadora, Portugal

Livro de Reclamações | Canal de Denúncia

2024 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações