A nossa e vossa Fundação AFID Diferença foi uma das instituições premiada na 15.ª edição do Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual (CRIDEM). O evento promovido pela APPACDM do Porto e que contou com o apoio da Fundação Manuel António da Mota e Fundação Montepio, decorreu no dia 17 deste mês de setembro, na Fundação Manuel António da Mota, localizada no Mercado do Bom Sucesso, na Invicta cidade do Porto.
Este ano, a AFID venceu o 2.º Prémio na categoria de têxtil, com a obra denominada “Catedral da Primavera”, executado pelos clientes Filipa Santos, Luís Rosa e Tiago Lopes. A nossa instituição recebeu, ainda, a Menção Honrosa na categoria da Pintura, com a obra denominada “Anacleto”, da autoria de Luís Ferreira. O nosso profundo obrigado pelo reconhecimento.
A cerimónia ficou, também, marcada pela homenagem à saudosa Dr.ª Lutegarda Justo. Por iniciativa da AFID, e com o apoio da Fundação Montepio, “foi instituído, no enquadramento do CRIDEM, um prémio especial, individual, destinado ao monitor que orientou a execução da obra de arte vencedora de cada edição”. A premiada foi a monitora Carla Castilho, artista ceramista que orientou o atelier da APPACDM de Viana do Castelo com a obra “25 limianos”, grande vencedor do CRIDEM 2018.
“A Dr. Maria Lutegarda é uma pessoa que sempre estimei e que estará para sempre no coração de todos nós”, referiu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve presente na inauguração da exposição e entrega de prémios.
A AFIDRITMO deu brilho à cerimónia, com uma atuação irrepreensível e memorável, que foi aplaudida por todas e todos aqueles que estiveram presentes.
Na presente edição dos prémios CRIDEM participaram 68 instituições de todo o país, apresentando 201 obras de arte e criativas nas cinco categorias do concurso: pintura, desenho, escultura, têxteis e tapeçaria e outras expressões plásticas.
Outra novidade da presente edição, a realização de um colóquio – no dia 21 de setembro de 2018 – dedicado ao tema “O papel da arte no quotidiano e na autonomia dos cidadãos com deficiência intelectual”, que decorrerá, igualmente, na Fundação Manuel António da Mota, no auditório anexo à sala onde está patente a exposição.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!