Decorre nos dias 21 e 22 de setembro, no Fórum Picoas, em Lisboa, a Conferência Anual da Plataforma Europeia para a Reabilitação (European Platform for Rehabilitation, EPR), organizada em conjunto com a Fundação AFID Diferença e que contará com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Sob o tema “Evolving societies, evolving services: through the looking glass” (Evoluindo sociedades, evoluindo serviços: olhando pelo outro lado do espelho), a conferência propõe que os seus participantes olhem para os seus serviços com um olhar crítico, enquanto analisam as tendências nas sociedades europeias do amanhã. Espera-se a presença de cerca de 160 representantes de Organizações europeias.
Quais as novas tendências nos serviços de reabilitação? Que oportunidades de negócio? Como é que a evolução das sociedades acompanha a questão da inclusão? Estas serão algumas das temáticas debatidas durante os dois dias de conferência.
No primeiro dia, os participantes serão convidados a fazer parte numa reflexão conjunta sobre o que poderá encontrar-se nas instituições daqui a 20/30 anos e poderão participar em workshops onde terão a oportunidade de conhecer novas metodologias e boas práticas para o desenvolvimento da sua atividade. No segundo dia, a conferência irá propor um olhar sobre iniciativas da EPR e dos seus associados.
A conferência anual da Plataforma Europeia para a Reabilitação contará com a presença de João Afonso, Vereador dos Direitos Sociais, Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gonçalves, CEO da Spark Agency, e Idália Serrão, ex-Secretária de Estado para Reabilitação e atual deputada pelo Partido Socialista. A cerimónia de encerramento contará com a presença de Zé Pedro Cobra e de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.
A conferência terá ainda o apoio da Fundação PT, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. e Cruz Vermelha Portuguesa.
“Esperamos ter aqui uma boa oportunidade para discutir os problemas do futuro das instituições europeias de reabilitação e assim contribuir para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirma Domingos Rosa, presidente da Fundação AFID Diferença.
A Plataforma Europeia para a Reabilitação (EPR) contribui para uma sociedade onde qualquer pessoa com deficiência ou qualquer outro tipo de desvantagem tenha acesso a serviços de qualidade e participação independente na sociedade.
A EPR é uma rede de prestadores de serviços a pessoas com deficiência comprometida em obter resultados de excelência e inovação através do conhecimento mútuo. As atividades da EPR vão muito além da troca tradicional de informação, os seus membros criam projetos, ferramentas e métodos inovadores para conciliar com a necessidade dos seus clientes, colaboradores e fundadores.
A EPR pretende “repensar” e “reinventar” a prestação de serviços, de modo a que se possa cruzar a reintegração e participação de clientes com os novos desenvolvimentos de mercado, levados por objetivos e resultados.
A EPR oferece várias oportunidades para trabalhar com prestadores de serviço de todo em toda a Europa. Os seus associados têm o compromisso para alta qualidade de serviço nos campos da educação e formação, reintegração no mercado de trabalho, reabilitação médica e ajuda social. Para além de um secretariado experiente, as iniciativas da EPR são apoiadas por experts neste campo.
[8.Set.2016]
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...