Mudança é a palavra que vai caracterizar o ano de 2018 na Fundação AFID Diferença. Aliás, direi melhor que é o tema que tem caraterizado o percurso da nossa Instituição ao longo dos anos da sua existência, inserida no 3.º Setor de Atividade do nosso País, o mais solidário, mas o de menor acesso a recursos técnicos desenvolvidos. Além da procura permanente da melhor intervenção técnica para os nossos utentes/clientes, iremos reforçar as atividades de defesa dos direitos das pessoas que atendemos, a Igualdade de oportunidades, a inclusão e a diversidade, mantendo, sempre, o vetor da sustentabilidade no horizonte da nossa atividade.
Ao mesmo tempo, é nosso objetivo crescer no atendimento a Pessoas com Deficiência e Idosos, áreas em que a procura tem sido significativa e, em alguns casos, dramática, pela falta de respostas no País. É, pois, nossa intenção desenvolver novos equipamentos sociais e criar novas oportunidades de atendimento e emprego. Acrescentar valor.
Em cada uma das áreas em que atua, a Fundação AFID Diferença tem mais de três dezenas de pessoas em lista de espera, algumas delas em situação de isolamento ou com a estrutura familiar vulnerável, casos de pais idosos com pessoas com deficiência no seu agregado familiar, sem respostas, ou filhos com dificuldades em dar continuidade ao seu percurso profissional, por serem cuidadores informais.
“Muitos são os que nos dizem como são as coisas. Urge encontrar quem nos diga como poderiam ser”, Robert Orbenl
É com base nisto que pretendemos crescer e dar resposta a quem precisa. É para isso que existimos e que estamos neste setor. Contudo, queremos fazê-lo com profissionalismo e qualidade na intervenção. Daí, iremos dar enfoque especial à capacitação das nossas Respostas Sociais e Serviços, através do reforço da sua qualificação e do desenvolvimento nas áreas de inovação e investigação, designadamente no que se refere às novas temáticas de intervenção, como as Demências, e a informatização do nosso Sistema de Gestão, de modo a torná-lo mais eficaz e eficiente e, consequentemente, conseguirmos melhorar a qualidade vida das pessoas que atendemos.
Iremos, também, estar muito atentos aos nossos Recursos Humanos, nomeadamente na sua capacitação, através da formação de qualidade, na sua retenção, desenvolvendo atividades de motivação, premiação e dignificação profissional e pessoal. Queremos ser uma marca de Qualidade na área social.
Texto da autoria de: Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...