O aumento da esperança média de vida trouxe consigo o aumento do número de pessoas idosas e, com estas, várias necessidades sociais, que se colocam como desafios nas modernas sociedades em que vivemos. Para responder a estes desafios foram surgindo, ao longo dos tempos, diversas respostas sociais, tais como Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), entre outras.
A Fundação AFID Diferença tem acompanhado esta evolução da sociedade e desenvolvido, ao longo dos últimos anos, respostas específicas e adequadas para a população de idade maior, tendo sempre em conta as diversas problemáticas associadas a esta, tais como o aumento do numero de pessoas com demência e a procura de espaços específicos, com atividades direcionadas a esta população.
Quando a institucionalização numa Estrutura Residencial se torna inevitável e se afigura como a melhor resposta, o papel da família é de grande importância na promoção de uma melhor e adequada integração dos idosos nos equipamentos. A integração institucional passa, então, pela manutenção das relações familiares, relações pessoais, participação em atividades na instituição, com a comunidade, do sentimento de pertença e do envolvimento. Todas as pessoas necessitam de se sentir amadas e de amar, de estabelecer laços afetivos e de socializar.
Os desafios da preservação das capacidades funcionais, da manutenção da independência para as atividades básicas e instrumentais de vida diária representam uma das lutas diárias de quem trabalha na área da geriatria e em especifico na nossa Estrutura Residencial para Idosos. Este trabalho técnico desenvolvido na ERPI do edifício AFID Geração passa muitas das vezes despercebido aos olhos até dos familiares e amigos mais presentes (alguns diariamente, o que muito nos alegra!). Dia após dia, uma equipa técnica multidisciplinar capacitada trabalha na aplicação e persecução dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI’s) de cada idoso, num trabalho individualizado onde são desenvolvidas diversas técnicas e metodologias com vista à manutenção das capacidades funcionais, do bem-estar e da qualidade de vida.
Com os processos de envelhecimento, é crescente também o número de pessoas com demência que vem colocar novas questões no trabalho com a terceira idade e na manutenção das capacidades funcionais e cognitivas. Cuidar de idosos com demência eleva, ainda mais, o desafio da dependência e de frequentes distúrbios comportamentais que acompanham a doença. É, neste sentido, que temos vindo a desenvolver o Projeto UNE – Unidade de Neuro Estimulação – que beneficia idosos residentes na ERPI e outros clientes, do exterior, em regime diurno do qual trataremos também nesta edição da Revista Diferença (Ver página…).
A satisfação das necessidades e atividades básicas de vida diária não podem ser as atividades principais de uma Estrutura, essas têm de estar, à partida, garantidas. O desafio é ser feliz! É trabalhar para a felicidades dos nossos clientes. A verdadeira missão de uma equipa técnica multidisciplinar de elevado nível de formação e preparação, com profissionais como Assistente social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Fisioterapeuta, Animador sócio-cultural, Enfermeiro e Auxiliares, é responsabilizar-se através das suas competências e facilitar todos estes processos, trabalhando para a promoção da autonomia, da vigilância de saúde, da reabilitação, da prevenção de complicações, da garantia de bem-estar e da qualidade de vida.
No fim, é tudo uma questão de lutar pela integridade e dignidade dos idosos com quem trabalhamos diariamente e de preservar a sua identidade!
Texto da autoria de: Diana Correia
🎾⛳ II Torneio Inclusivo de Padel e Golfe!
É com enorme alegria que damos as boas-vindas ao II Torneio Inclusivo de Padel e Golfe, que acontece hoje e amanhã, no Indoor Padel Center em Carnaxide e na nossa fundação! 🌟
Serão dois dias ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!