A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI): desafios…

Copyright ©2018

O aumento da esperança média de vida trouxe consigo o aumento do número de pessoas idosas e, com estas, várias necessidades sociais, que se colocam como desafios nas modernas sociedades em que vivemos. Para responder a estes desafios foram surgindo, ao longo dos tempos, diversas respostas sociais, tais como Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), entre outras.

A Fundação AFID Diferença tem acompanhado esta evolução da sociedade e desenvolvido, ao longo dos últimos anos, respostas específicas e adequadas para a população de idade maior, tendo sempre em conta as diversas problemáticas associadas a esta, tais como o aumento do numero de pessoas com demência e a procura de espaços específicos, com atividades direcionadas a esta população.

Quando a institucionalização numa Estrutura Residencial se torna inevitável e se afigura como a melhor resposta, o papel da família é de grande importância na promoção de uma melhor e adequada integração dos idosos nos equipamentos. A integração institucional passa, então, pela manutenção das relações familiares, relações pessoais, participação em atividades na instituição, com a comunidade, do sentimento de pertença e do envolvimento. Todas as pessoas necessitam de se sentir amadas e de amar, de estabelecer laços afetivos e de socializar.

Os desafios da preservação das capacidades funcionais, da manutenção da independência para as atividades básicas e instrumentais de vida diária representam uma das lutas diárias de quem trabalha na área da geriatria e em especifico na nossa Estrutura Residencial para Idosos. Este trabalho técnico desenvolvido na ERPI do edifício AFID Geração passa muitas das vezes despercebido aos olhos até dos familiares e amigos mais presentes (alguns diariamente, o que muito nos alegra!). Dia após dia, uma equipa técnica multidisciplinar capacitada trabalha na aplicação e persecução dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI’s) de cada idoso, num trabalho individualizado onde são desenvolvidas diversas técnicas e metodologias com vista à manutenção das capacidades funcionais, do bem-estar e da qualidade de vida.

Com os processos de envelhecimento, é crescente também o número de pessoas com demência que vem colocar novas questões no trabalho com a terceira idade e na manutenção das capacidades funcionais e cognitivas. Cuidar de idosos com demência eleva, ainda mais, o desafio da dependência e de frequentes distúrbios comportamentais que acompanham a doença. É, neste sentido, que temos vindo a desenvolver o Projeto UNE – Unidade de Neuro Estimulação – que beneficia idosos residentes na ERPI e outros clientes, do exterior, em regime diurno do qual trataremos também nesta edição da Revista Diferença (Ver página…).

A satisfação das necessidades e atividades básicas de vida diária não podem ser as atividades principais de uma Estrutura, essas têm de estar, à partida, garantidas. O desafio é ser feliz! É trabalhar para a felicidades dos nossos clientes. A verdadeira missão de uma equipa técnica multidisciplinar de elevado nível de formação e preparação, com profissionais como Assistente social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala, Fisioterapeuta, Animador sócio-cultural, Enfermeiro e Auxiliares, é responsabilizar-se através das suas competências e facilitar todos estes processos, trabalhando para a promoção da autonomia, da vigilância de saúde, da reabilitação, da prevenção de complicações, da garantia de bem-estar e da qualidade de vida.

No fim, é tudo uma questão de lutar pela integridade e dignidade dos idosos com quem trabalhamos diariamente e de preservar a sua identidade!

Texto da autoria de: Diana Correia

Atualizado em 22-Fev-2019 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações