Os residentes em Estruturas Residenciais de Idosos (ERPI) são, na sua grande maioria, pessoas com idade avançada, elevado nível de dependência, bem como com um alargado número de patologias (psiquiátricas; cardíacas; metabólicas, osteoarticulares entre outras). Desta forma, o papel do enfermeiro nestes equipamentos torna-se indispensável.
Atividades tais como a monitorização do risco de quedas, do controlo da dor e da prevenção de úlceras de pressão, permitem uma intervenção precoce, diminuindo a agudização das patologias e reduzindo assim o numero de hospitalizações e agravamento de patologias.
Sendo umas das características das pessoas idosas e das pessoas com demência as falhas de memória, o utente não tem capacidade para ser autónomo na gestão do seu processo de saúde, pelo que a equipa de enfermagem assume, juntamente com a família (quando aplicável), a vigilância e controlo da saúde do mesmo. Isto significa que a equipa faz a articulação entre o utente e a equipa médica de forma a que haja um acompanhamento regular, que haja ajustes terapêuticos sempre que necessário, que se realizem controles analíticos e outros exames complementares de diagnóstico.
Por diversas vezes, os utentes com demência (doenças que prevalecem em mais de 50% nas ERPI hoje em dia) não verbalizam as suas queixas, ou não as conseguem enumerar de forma percetível. Nesse sentido, a equipa de enfermagem tem a missão de despistar os primeiros sinais de forma a intervir atempadamente e reduzir os sintomas.
É também de a responsabilidade da equipa garantir a toma correta da medicação. Significa que a equipa de enfermagem é responsável pela comunicação entre o lar e a farmácia onde é produzida a medicação. Outro especto fundamental do trabalho desenvolvido pela equipa de enfermagem é a construção de relações empáticas e de confiança com os utentes, só desta forma conseguiremos ser efectivamente fundamentais para os utentes facilitadores do seu dia a dia.
Texto da autoria de: Marta Carido, enfermeira da ERPI da AFID
🎾⛳ II Torneio Inclusivo de Padel e Golfe!
É com enorme alegria que damos as boas-vindas ao II Torneio Inclusivo de Padel e Golfe, que acontece hoje e amanhã, no Indoor Padel Center em Carnaxide e na nossa fundação! 🌟
Serão dois dias ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!