A enfermagem na ERPI

Copyright ©2018

Os residentes em Estruturas Residenciais de Idosos (ERPI) são, na sua grande maioria, pessoas com idade avançada, elevado nível de dependência, bem como com um alargado número de patologias (psiquiátricas; cardíacas; metabólicas, osteoarticulares entre outras). Desta forma, o papel do enfermeiro nestes equipamentos torna-se indispensável.

Atividades tais como a monitorização do risco de quedas, do controlo da dor e da prevenção de úlceras de pressão, permitem uma intervenção precoce, diminuindo a agudização das patologias e reduzindo assim o numero de hospitalizações e agravamento de patologias.

Sendo umas das características das pessoas idosas e das pessoas com demência as falhas de memória, o utente não tem capacidade para ser autónomo na gestão do seu processo de saúde, pelo que a equipa de enfermagem assume, juntamente com a família (quando aplicável), a vigilância e controlo da saúde do mesmo. Isto significa que a equipa faz a articulação entre o utente e a equipa médica de forma a que haja um acompanhamento regular, que haja ajustes terapêuticos sempre que necessário, que se realizem controles analíticos e outros exames complementares de diagnóstico.

Por diversas vezes, os utentes com demência (doenças que prevalecem em mais de 50% nas ERPI hoje em dia) não verbalizam as suas queixas, ou não as conseguem enumerar de forma percetível. Nesse sentido, a equipa de enfermagem tem a missão de despistar os primeiros sinais de forma a intervir atempadamente e reduzir os sintomas.

É também de a responsabilidade da equipa garantir a toma correta da medicação. Significa que a equipa de enfermagem é responsável pela comunicação entre o lar e a farmácia onde é produzida a medicação. Outro especto fundamental do trabalho desenvolvido pela equipa de enfermagem é a construção de relações empáticas e de confiança com os utentes, só desta forma conseguiremos ser efectivamente fundamentais para os utentes facilitadores do seu dia a dia.

Texto da autoria de: Marta Carido, enfermeira da ERPI da AFID

Atualizado em 22-Fev-2019 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações