Dois anos passados sobre a nossa última exposição no Museu do Oriente, é com muita alegria que preparamos o nosso regresso a este espaço tão familiar. A nossa regular colaboração com esta Instituição parceira foi interrompida por força das circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19, da qual conseguimos agora, finalmente, vislumbrar uma promessa de encerramento.
Apesar da surpreendente e prolífera produtividade dos nossos artistas ao longo destes tempos mais complicados, para esta exposição foi lançado o desafio de desenvolvermos trabalhos em torno de um tema específico. Ou seja, todos os trabalhos patentes são inéditos e produzidos propositadamente para esta ocasião.
De acordo com o calendário chinês estamos agora no ano do Tigre e, a convite a Fundação Oriente, tornou-se curioso refletir na figura deste animal e nas características que, segundo a lenda, lhe garantiram o terceiro lugar no zodíaco.
Majestoso, forte, ágil, determinado e audaz, o Tigre é também uma figura solitária. É o símbolo da superação que a pessoa com deficiência intelectual enfrenta cada dia. Simplesmente, neste ciclo que termina, em que tantas vezes nos vimos forçados a estar isolados ou privados dos afetos de que tanto estamos carentes, desta vez, o tigre já não quer mais andar só!
Vemo-lo então em grande convívio festivo neste conjunto de diferentes interpretações da sua figura riscada.
É também com trabalhos coletivos que celebramos este reencontro – produções em cerâmica, pasta de papel, e também uma imensa peça em tecido, suspensa sobre um rasto de pegadas ligeiras, onde dialogam as diversas técnicas das oficinas artísticas da fundação.
Destacamos também o painel que resultou da residência artística proposta por um grupo de generosos, entusiásticos e resilientes artistas: Gabriela Fernandes Pinto, Tim Madeira e Isabel Contreras Botelho, acompanhados pela câmara de António Alves da Costa. O vídeo documental apresentado na exposição regista as várias tardes em que a AFID acolheu momentos de criação em conjunto, sem fronteiras entre artistas visitantes ou anfitriões. Nesta pintura partilhada encontramos as ligações improváveis que foram surgindo pelas intervenções de uns nas pinceladas de outros, gestos de aproximação e entendimento que resultaram numa imensa selva de cor onde o nosso olhar se perde a surpreender figuras risonhas. Na exposição, o painel de 5 metros será ainda pontuado com elementos de cerâmica, tecelagem e papel modelado escolhidos pelos quatro autores convidados.
Por fim, salientamos que esta exposição vai finalmente contar com um momento inaugural. As apresentações dos grupos AFIDance e AFID Ritmo irão receber às 18h30 do dia 26 de Maio todos os que quiserem celebrar connosco os majestosos, fortes, ágeis, determinados e audazes, mil tigres, que são os artistas da Fundação AFID Diferença.
Nuno Lacerda, Monitor do Atelier de Pintura do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação AFID Diferença
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...