O mote foi lançado e mais de 50 pessoas juntaram-se à segunda edição do “Arte fora da Caixa”, que este ano foi subordinado ao tema dança para todos e com todos. O encontro decorreu na passada quarta-feira, dia 11 deste mês de abril, no auditório Dr.ª Maria Lutegarda, na sede da nossa e vossa Fundação AFID Diferença. O workshop contou com a atuação do grupo AFIDANCE e teve como oradores nomes de relevo no panorama da dança nacional.
Antes do início da conferência, decorreu no pavilhão da nossa instituição uma sessão de movimento, que foi uma espécie de boas-vindas a todos aqueles que vieram debater e conhecer melhor o universo da dança e da inclusão, e que foi coordenada pelo coreógrafo do grupo AFIDANCE Bruno Rodrigues.
Feitas as honras da casa, seguiu-se o testemunho dos oradores. Bruno Rodrigues debruçou-se sobre a questão da inclusão através da dança – “Dança Inclusiva, o que é? -, relatando a experiência que tem vivido ao longo da carreira. “A dança torna-se, cada vez mais, um meio de conhecer e “dar mundos ao mundo”, partilhando ideias, vivências, opiniões, movimento, comunicando tudo e de todas as formas possíveis”, referiu.
Já Joana Santos, Psicomotricista da Faculdade de Motricidade Humana, referiu-se à dança como “uma experiência natural nos seres humanos, uma prática universal e ancestral. Dançar permite dar forma e significados ao corpo, caracterizada como o prazer de movimentar, para ser movido e para mover, partilhando com a psicomotricidade os alicerces do movimento: o corpo, o espaço, o tempo, o diálogo tónico e a criatividade. A dança coloca enfoque no corpo como matéria a sentir, a viver e a apropriar-se, estimulando a exploração dos diferentes padrões de movimento. É um trabalho centrado na noção de peso, equilíbrio e desequilíbrio”, sublinhou, durante a sua intervenção, a responsável pelo Movimento DansasAparte da CERCIMA.
O encontro continuou e as professoras Paula Lebre e Elisabete Monteiro abordaram “a inclusão de alunos com deficiência no ensino artístico especializado”. “Deve ser feita uma maior aposta na cultura e nas artes”, apontou Paula Lebre, que leciona na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), na área da Reabilitação Psicomotora.
“A dança inclusiva é dança. As pessoas dançam por prazer. Tenho prazer nisso e vou continuar a chatear os padrões que nos são impostos pela sociedade”, referiu, por sua vez, a bailarina, coreógrafa e escritora Diana Bastos Niepce.
Após as apresentações, seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, onde as temáticas da dança e da inclusão estiveram sempre presentes. A segunda edição do encontro “Arte Fora da Caixa” voltou a ser um sucesso graças a todos aqueles que participaram, de forma direta ou indireta, e que questionaram, dançaram e debruçaram-se sobre as capacidades e benefícios da arte que é a dança.
Em nome do presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Domingos Rosa, um singelo agradecimento aos oradores que estiveram presentes e que muito enriqueceram o debate. Obrigado, Bruno Rodrigues, Prof. Doutora Paula Lebre, Doutora Elisabete Monteiro, Diana Bastos Niepce e Joana Santos.
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...