A dança saiu da caixa e foi para todos e com todos!

Copyright ©2018

O mote foi lançado e mais de 50 pessoas juntaram-se à segunda edição do “Arte fora da Caixa”, que este ano foi subordinado ao tema dança para todos e com todos. O encontro decorreu na passada quarta-feira, dia 11 deste mês de abril, no auditório Dr.ª Maria Lutegarda, na sede da nossa e vossa Fundação AFID Diferença. O workshop contou com a atuação do grupo AFIDANCE e teve como oradores nomes de relevo no panorama da dança nacional.

Antes do início da conferência, decorreu no pavilhão da nossa instituição uma sessão de movimento, que foi uma espécie de boas-vindas a todos aqueles que vieram debater e conhecer melhor o universo da dança e da inclusão, e que foi coordenada pelo coreógrafo do grupo AFIDANCE Bruno Rodrigues.

Feitas as honras da casa, seguiu-se o testemunho dos oradores. Bruno Rodrigues debruçou-se sobre a questão da inclusão através da dança – “Dança Inclusiva, o que é? -, relatando a experiência que tem vivido ao longo da carreira. “A dança torna-se, cada vez mais, um meio de conhecer e “dar mundos ao mundo”, partilhando ideias, vivências, opiniões, movimento, comunicando tudo e de todas as formas possíveis”, referiu.

Já Joana Santos, Psicomotricista da Faculdade de Motricidade Humana, referiu-se à dança como “uma experiência natural nos seres humanos, uma prática universal e ancestral. Dançar permite dar forma e significados ao corpo, caracterizada como o prazer de movimentar, para ser movido e para mover, partilhando com a psicomotricidade os alicerces do movimento: o corpo, o espaço, o tempo, o diálogo tónico e a criatividade. A dança coloca enfoque no corpo como matéria a sentir, a viver e a apropriar-se, estimulando a exploração dos diferentes padrões de movimento. É um trabalho centrado na noção de peso, equilíbrio e desequilíbrio”, sublinhou, durante a sua intervenção, a responsável pelo Movimento DansasAparte da CERCIMA.

O encontro continuou e as professoras Paula Lebre e Elisabete Monteiro abordaram “a inclusão de alunos com deficiência no ensino artístico especializado”. “Deve ser feita uma maior aposta na cultura e nas artes”, apontou Paula Lebre, que leciona na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), na área da Reabilitação Psicomotora.

“A dança inclusiva é dança. As pessoas dançam por prazer. Tenho prazer nisso e vou continuar a chatear os padrões que nos são impostos pela sociedade”, referiu, por sua vez, a bailarina, coreógrafa e escritora Diana Bastos Niepce.

Após as apresentações, seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, onde as temáticas da dança e da inclusão estiveram sempre presentes. A segunda edição do encontro “Arte Fora da Caixa” voltou a ser um sucesso graças a todos aqueles que participaram, de forma direta ou indireta, e que questionaram, dançaram e debruçaram-se sobre as capacidades e benefícios da arte que é a dança.

Em nome do presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Domingos Rosa, um singelo agradecimento aos oradores que estiveram presentes e que muito enriqueceram o debate. Obrigado, Bruno Rodrigues, Prof. Doutora Paula Lebre, Doutora Elisabete Monteiro, Diana Bastos Niepce e Joana Santos.

Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
A bailarina, coreógrafa e escritora Diana Bastos Niepce.
Copyright ©2018
Elisabete Monteiro, Bruno Rodrigues e Diana Nipec
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
A Prof. Doutora Paula Lebre
Copyright ©2018
Copyright ©2018
109
A segunda edição do encontro “Arte Fora da Caixa”
Copyright ©2018
Joana Santos, Psicomotricista da Faculdade de Motricidade Humana
A Doutora Elisabete Monteiro
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018

Atualizado em 13-Abr-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: fundacao@fundacaoafid.pt
Rua Quinta do Paraíso, 2610-316 Amadora, Portugal

Livro de Reclamações | Canal de Denúncia

2025 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações