A Educação com valores, um olhar desde a Formação Profissional

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O momento atual que Espanha, Portugal e outros países europeus atravessam, está a ser marcado por fatores económicos e pelos movimentos dos mercados. Cada vez mais, percebemos que a economia de um determinado país afeta os demais, mas esta grande mudança só acontece devido a critérios económicos, de mercado e de dívida?

O programa Europa 2020 tem como enfoque refletir sobre a importância da educação e da formação, tanto no que diz respeito ao emprego como no que se refere ao incremento de valores fundamentais e da cidadania ativa. Esta linha de atuação ajuda-nos a recordar que uma sociedade que vive apenas para a economia não é uma sociedade completa, não acolhe todas as pessoas da melhor forma e não prepara os seus jovens para darem resposta aos desafios, atuais e futuros, que a sociedade coloca.

Como professor na área da Formação Profissional, tanto na Educação infantil, como para as pessoas em situação de dependência, no Instituto secundário de Educação “Jorge Manrique” de Palência, em Espanha, sempre entendemos que a nossa mais-valia passaria pela formação e pelo mercado de emprego, na integração e formação de pessoas ativas e com valores solidários, no respeito pela diversidade, com pessoas coerentes, responsáveis e abertas ao trabalho em equipa.

Desde essa perspetiva, além da formação que recebem no nosso Cento Educativo, oferecemos a oportunidade de realizar práticas profissionais em países da União Europeia (eu) como Portugal, Itália, entre outros. Este projeto, K102, apoiado pela Programa Erasmus + da EU, foi muito bem recebido por antigos alunos e pelas empresas e instituições parceiras que connosco colaboram, como são o caso da Fundação AFID Diferença, em Portugal, e também outras em Trento e Cordignano em Itália,

Em relação à AFID, a colaboração em sido muito positiva. Em primeiro lugar, pelo acolhimento dado ao corpo docente e dando aos jovens a possibilidade de estagiarem em empresas, mas também aos serviços prestados e à metodologia que é usada com as pessoas com deficiência intelectual.

Esta colaboração, levou-nos, num segundo momento, a que uma das alunas do curso “Cuidados a pessoas em situação de dependência” estivesse na AFID, entre os meses de abril, maio e início de junho de 2018. “O que a AFID me proporcionou foi a possibilidade de conhecer um pouco a cultura portuguesa, pois nunca há tempo suficiente, aprender mais sobre os cuidados a ter com pessoas com diferentes incapacidades, num sítio onde me trataram como se estivesse em casa e onde conheci pessoas inesquecíveis e espetaculares. Poderia repetir esta experiência uma e outra vez e nunca me cansaria”. As palavras são da Miriam, uma aluna que estagiou na AFID.

No final de contas, apenas uma palavra, mas carregada de sentido e conteúdo: OBRIGADO.

Também anima-nos continuar a apostas nesta colaboração e nestas experiências, tanto para o corpo docente como para os alunos. Sendo assim, no ano de 2019 está previsto que mais um jovem passe um período na AFID. Encoraja-nos, ainda, continuar a apostas na educação inclusiva que reconhece e valoriza, promove e responde educadamente à diversidade de todas e cada uma das pessoas, que apoia o direito à educação, à equidade e à atenção individualizada. Relacionando práticas e ações escolares com valores inclusivos, como o direito à educação, à confiança, à igualdade, à participação, à comunidade, à sustentabilidade, ao respeito, à diversidade e à não violência.

 

Tradução de: Leonel Lopes Gomes

Texto original em espanhol da autoria de: Fdo. Juan Carlos Bravo Salvador, Profesor de Formación Profesional de Servicios a la Comunidad. Coordinador Erasmus+ en el IES Jorge Manrique. Palencia-España.

 

Versão original:

LA EDUCACIÓN EN VALORES, UNA MIRADA DESDE LA FORMACIÓN PROFESIONAL

El momento actual que está viviendo España, Portugal, Europa está marcado por los criterios económicos y los movimientos de los mercados. Cada vez más entendemos que la economía de un país afecta los demás países, pero ¿el gran cambio solo se debe a criterios económicos, de mercado, de deuda???

En el marco de Europa 2020 se ha adaptado un enfoque para reflejar la importancia de la educación y la formación tanto para el empleo como para el fomento de los valores fundamentales y de la ciudadanía activa. Esta línea de actuación viene a recordarnos que una sociedad que vive solo para la economía no es una sociedad completa, no acoge a todas las personas y no prepara a nuestros jóvenes para dar respuesta a los retos de la sociedad actual y futura.

Como profesor de Formación Profesional tanto para la Educación Infantil, como para la Atención a Personas en Situación de Dependencia, en el Instituto de Educación Secundaria “Jorge Manrique” de Palencia (España) hemos entendido que nuestra aportación pasa por la formación y el empleo, para la construcción de personas activas con valores solidarios, de respecto a la diversidad, coherentes, responsables y abiertas al trabajo en equipo.

Desde esta perspectiva además de la formación que reciben en el Centro Educativo, ofrecemos la oportunidad de realizar prácticas profesionales en países de la Unión Europea como Portugal e Italia entre otros. Este proyecto (K102) subvencionado por el PROGRAMA ERASMUS+ DE LA UE, es muy bien acogido por el alumnado y por las empresas socias colaboradoras, como es el caso de AFID en Amadora (Portugal), también hay otras empresas que colaboran en Lisboa (Portugal), Trento y Cordignano en Italia.

En el caso de AFID la colaboración ha sido muy positiva, en primer lugar, acogiendo al profesorado y ofreciendo una estancia en la empresa para que se pueda observar como se trabaja, los servicios que se prestan y la metodología empleada con las personas con discapacidad intelectual. Esta colaboración inicial nos llevó a un segundo momento donde ha participado una alumna de Formación Profesional “Atención a Personas en Situación de Dependencia”, concretamente en los meses de abril, mayo y principios de junio de 2018. En palabra de la alumna Miriam: “lo que AFID me ha proporcionado ha sido el poder conocer un poco pues nunca es suficiente la cultura portuguesa, aprender los cuidados de las diferentes discapacidades en un centro donde se me ha tratado como en casa y donde he conocido a personas inmejorables y el saber que repetiría esta experiencia una y otra vez sin llegar a cansarme”.

Al final nos queda solo una palabra cargada de contenido: GRACIAS.

También nos anima a seguir apostando por esta colaboración y estas experiencias, tanto para el profesorado como para el alumnado. De hecho, para el año 2019 ya hay previsto que vaya alguna alumna otra vez.
También nos anima a seguir apostando por la educación inclusiva que reconoce, promueve y responde educativamente a la diversidad de todas y cada una de las personas, respalda el derecho a la educación, la equidad y la atención individualizada. Relacionando prácticas y acciones escolares con valores inclusivos, como el derecho a la educación, la confianza, la igualdad, la participación, la comunidad, la sostenibilidad, el respeto por la diversidad y la no violencia.

Fdo. Juan Carlos Bravo Salvador, Profesor de Formación Profesional de Servicios a la Comunidad. Coordinador Erasmus+ en el IES Jorge Manrique. Palencia-España.

Atualizado em 22-Fev-2019 | Partilhar:

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