O trabalho em reabilitação com pessoas com doença mental, deficiência intelectual ou multideficiência é particularmente exigente para os técnicos, sobretudo a nível psicológico. O confronto com as incapacidades do outro, as limitações do processo reabilitativo, as resistências e as desistências que muitas vezes os próprios oferecem ao projeto e às ações necessárias à recuperação, o tempo muitas vezes prolongado destes processos, os ganhos por vezes pouco valorizados, a relação muitas vezes difícil com as famílias, impõem uma sobrecarga aos técnicos que à medida que o tempo for decorrendo se pode tornar insuportável.
Esta situação poderá dar origem a Síndrome de Burnout, estados de ansiedade e/ou depressão e períodos mais ou menos prolongados de alterações emocionais traduzidos por irritabilidade, comportamentos de conflitualidade e, no limite, aumento do absentismo.
Paralelamente, o próprio ambiente de trabalho e as suas dinâmicas relacionais podem determinar perda ou rutura da coesão das equipas técnicas, com evidente deterioração do desempenho e sofrimento individual dos técnicos.
Desse modo, é essencial que cada organização na área da reabilitação tenha como uma das suas prioridades a promoção e preservação da saúde mental dos seus técnicos.
Assumindo esta prioridade as organizações devem considerar um plano de ação que contemple:
Para que a tarefa de promoção e prevenção de saúde mental dos colaboradores se concretize no dia-a-dia da organização, esta deve integrar este conjunto de ações nos propósitos da sua missão, visão e valores capacitando a liderança superior e lideranças de nível intermédio do sentido estratégico e prioritário das mesmas.
Liderança, estratégia e colaboradores empenhados são a chave do sucesso de uma organização humana com estas características. O sucesso da organização reverterá por seu lado em mais empenho e compromisso de todos.
Se assim for, é garantido que se promove e previne a saúde mental da organização e de cada membro.
Texto de: Pedro Varandas, Psiquiatra e Diretor do Centro Irmãs Hospitaleiras de Lisboa
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...