A Importância do Desporto nas Atividades de Vida Diária

Copyright ©2017

O trabalho desportivo desenvolvido diariamente no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação AFID Diferença tem nos clientes o seu foco de ação principal. Ao longo das próximas linhas tentarei explicar, sucintamente e de forma breve, como a realização das Atividades de Vida Diária (AVD) no decorrer da prática desportiva são importantes para a promoção da Qualidade de Vida dos nossos clientes.

Enquanto orientador desportivo, o conceito de Qualidade de Vida (Quality Of Life, QOL), que na sua definição integra diversas dimensões humanas (como a vida familiar, social, ambiental e o próprio indivíduo enquanto responsável pela sua vida, assume um papel de relevo no trabalho a realizar com os clientes por ter uma dimensão holística, levando a definição de saúde a ser preterida por ser algo controversa.

A atividade desportiva caracteriza-se como uma prática regular de exercício corporal, obedecendo a regras, sendo praticado individualmente ou em grupo e com diversos objetivos.

Entende-se por AVD o conjunto de actividades ou tarefas comuns que as pessoas desempenham de forma autónoma e rotineira no seu dia-a-dia, tais como o autocuidado, a mobilidade, a alimentação a higiene pessoal (banho, idas à casa de banho, controlo de esfíncteres) e o vestuário (vestir, despir, calçar)1.

A prática regular de atividade física e o desporto fazem bem

Os desportos individuais caracterizam-se por serem desportos em que o praticante está sozinho, dependendo de si, não tendo ajuda externa para atingir o(s) objetivo(s) definidos. As modalidades como a natação, o atletismo, o surf, entre outros são disso exemplo, existindo ainda algumas com oposição direta de um adversário, como são as modalidades de raquete. São utilizados como ferramenta para melhorar competências dos clientes porque ajudam a desenvolver a personalidade, estando o foco central no individuo, no desempenho pessoal, no conhecimento do “eu”.

A evidência científica e a experiência disponível mostram que a prática regular de atividade física e o desporto beneficiam, quer fisicamente, quer socialmente, quer mentalmente, toda a população, homens ou mulheres, de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades (disability).2

Com esta prática desportiva regular pretende-se criar nos clientes hábitos saudáveis, rotinas e métodos que sejam repetidos e assimilados ao longo do tempo, com vista a tornarem-se efetivos. Quando isto acontece, podemos partir para uma nova meta, traçando novos objetivos e métodos quantitativos para uma posterior avaliação. Desta forma, além dos benefícios imediatos para a saúde, estamos a melhorar a execução das AVD que, por sua vez, proporcionam uma melhor Qualidade de Vida.

Texto da autoria de: Marco Ferraz, técnico de Desporto da Fundação AFID Diferença

1-Parecer 12/2011, Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação

2-Direcção-Geral de Saúde, A actividade física e o Desporto: um meio para melhorar a saúde e o bem-estar

Atualizado em 22-Jan-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações