A população sénior no centro das prioridades

AAZE7002

Cientes de que a cidade não se constrói apenas com obra, mas sobretudo com o investimento nas pessoas, temos apostado em diversas áreas que refletem o apoio nas nossas famílias.

Em 2016, lançámos o Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável (PEES). Com um horizonte temporal até 2025, o Plano decorre da reflexão aprofundada sobre as políticas desenvolvidas na Amadora, no domínio do envelhecimento, por um conjunto diversificado de parceiros sociais (50 entidades envolvidas), e pretende, fundamentalmente, encontrar respostas e definir objetivos estratégicos de intervenção no apoio à população sénior da Amadora.

Desde a sua génese, a Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (AFID), tem sido uma parceira fundamental na implementação de um conjunto de ações concretas promotoras de um envelhecimento ativo e saudável dos nossos seniores. Desde há muito que a AFID é uma das instituições que colabora com a Câmara no desenvolvimento do projeto concelhio AmaSénior – Apoio Alimentar –, que permite o fornecimento de refeições aos fins-de-semana e feriados a centenas de seniores.

Mas, uma das iniciativas a decorrer no âmbito do PEES, que não poderia deixar de referir e congratular, é a recém-criada Unidade de Neuro Estimulação (UNE), um projeto com a assinatura de qualidade da AFID. Este é uma iniciativa experimental inovadora nas respostas às pessoas com demência e suas famílias, cujos principais objetivos são aumentar a qualidade e capacidade das respostas às pessoas com demência e promover qualidade de vida e envelhecimento ativo.

Este projeto foi recentemente reconhecido pelo Prémio BPI Seniores com uma menção honrosa. Orgulha-nos, por isso, ter na nossa cidade, na nossa Amadora, uma instituição como a AFID que, diariamente, cuida com um amor e carinho inigualável os seus utentes, crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, ajudando-os a quebrar barreiras, ao mesmo tempo que promove a solidariedade entre as famílias na defesa dos direitos e da integração das pessoas com necessidades especiais.

 

A Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares

Atualizado em 22-Fev-2019 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações