Maria Cavaco Silva e a presidente da Câmara da Municipal da Amadora, Carla Tavares inauguraram, esta quinta-feira dia 14, o presépio da AFID.
“Há muitos anos que a AFID está no meu coração e, nas minhas várias presenças, sinto-me já da casa. O presépio da AFID tem já uma imagem de marca. Todas estas figuras são muito a cara da instituição, a capacidade de criar coisas bonitas a partir do barro. A AFID é uma casa de esperança e continuará a ser com os projetos apresentados hoje. Uma casa de esperança para as pessoas diferentes, para as crianças e agora, uma casa de esperança para esta nova revolução que vai constituir este novo apoio à demência na terceira idade”, afirma Maria Cavaco Silva.
Na inauguração do presépio de Natal foram, também, apresentados dois projetos desenvolvidos pela Fundação AFID Diferença: A Unidade de Neuroestimulação (UNE), projeto que teve uma menção honrosa nos prémios BPI Seniores, uma resposta integrada de forma a garantir o aumento da qualidade de vida das pessoas com demência e suas famílias, e a Horta Hidropónica, projeto de produção de produtos hortícolas desenvolvida numa estufa, localizada na Falagueira, na escola secundária Mães D’Água, onde são produzidos algumas variedades de produtos hortícolas, como alface frisada, alface roxa, nabiças, hortelã e mizuna verde, com a integração sócio profissional de pessoas com Deficiência.
“Estes projetos estão integrados no eixo estratégico de inovação e desenvolvimento da Fundação. Nós, enquanto AFID sentimos que estamos no bom caminho na área da capacitação e da intervenção com qualidade, portanto precisamos de alavancar isto com novas ideias e novos projetos”, afirma, Domingos Rosa, presidente do conselho de administração da Fundação.
Para Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora estar na inauguração do presépio e na apresentação dos projetos desenvolvidos pela AFID. “É sempre um orgulho imenso primeiro pela ligação, muito mais que institucional, que a cidade tem para com a instituição”. “Marca-se o inicio de um lançamento de uma metodologia de intervenção que é absolutamente essencial no concelho da Amadora e que prova bem a dinâmica e a capacidade das instituições responderem aquilo que são os novos desafios, sem estarem à espera que o próprio Estado encontre soluções. A AFID com o projeto UNE dá um exemplo disso,” conclui.
Nesta inauguração foi também recordada a Drª. Maria Lutegarda, cujo trabalho e projetos permanecem na Instituição, em sua memória, e são inspiração para todos quantos nela trabalham. Hoje, na data do seu aniversário, a memória da Dra. Maria Lutegarda, mantém-se como figura importante na Família AFID.
O presépio, instalado no Espaço Luz da sede da AFID, constituído por quase 200 peças em cerâmica, é da autoria dos jovens da unidade artístico-oficinal do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação, pode ser visitado de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h30, até ao dia 6 janeiro de 2018.
📢 Campanha #Solidária da consignação de 1% do IRS
A #solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou #objetivos comuns. Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir ...
✨📚 Amizade Além da Diferença 📚✨
O nosso livro continua a chegar a cada vez mais leitores e a nossa digressão está de vento em popa!
Gostavam que fôssemos à vossa escola?
Estamos super entusiasmados por levar o Amizade Além da Diferença às escolas, conversar com alunos e professores e criar momentos únicos de partilha e aprendizagem.
📩 Entrem ...
✨ É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso Calendário para 2026: “A Humanidade em 12 Descobertas”!
Sob o tema “Grandes Inventores & Invenções – A Humanidade em 12 Descobertas”, percorremos séculos de curiosidade, criatividade e descoberta, dando vida a homens e mulheres que ousaram sonhar e criar.
Desde o primeiro fogo aceso por mãos primitivas até à ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!