Protagonizado por clientes e colaboradores da AFID, o objetivo desta iniciativa passa por valorizar o desporto para pessoas com deficiência que, como explica o presidente do Conselho de Administração da nossa Instituição, Dr, Domingos Rosa “foi concebido inicialmente como uma experiência clínica”, mas que atualmente “é visto de uma forma diferente, isto é, o seu alcance vai além da terapia”. “Hoje, o desporto contribui para a (re)integração das pessoas com deficiência na comunidade, assumindo o conceito de normalização.”
O projeto pretende captar o “espírito Olímpico e Paralímpico”, com imagens de 12 das modalidades que estarão representadas em Tóquio, entre as quais Boccia, Salto em comprimento, Salto com vara, Golfe, Halterofilismo, Natação – estafeta -, Natação Sincronizada, Rugby, Atletismo – maratona -, Judo, Boxe e Ténis. As fotografias são de Paulo Castanheira.
“O Desporto teve ao longo dos tempos uma grande importância cultural dos povos conduzindo a variadíssimas definições filosóficas e técnicas, sendo hoje o fenómeno desportivo e uma indústria de grande peso económico e financeiro nas sociedades modernas. Segundo Bento (1991), o Desporto alcançou nos últimos anos uma valorização social, cultural e económica, nunca antes imaginável”, acrescenta Domingos Rosa.
O lema dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos — “Citius, Altius e Fortius” — foi proposto por Pierre de Coubertin (1863-1937), fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, durante a criação do Comité Olímpico Internacional, em 1894, e introduzido nos Jogos de Paris de 1924.
“Este ano, a ideia que esteve na base das imagens para o calendário, foi a de dar voz aos cuidadores e utentes de todas as valências da Fundação AFID Diferença. Em 2020 realizam-se os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em Tóquio, cujo ideal é enaltecer a amizade, a excelência, o respeito, bem como a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração. Estes valores parecem associar-se de forma tão natural aos utentes e clientes da AFID, como aos seus funcionários e colaboradores”, refere, por sua vez, Paulo Castanheira.
O calendário, de cariz solidário, está disponível na sede da instituição e através do site. A edição regular tem um custo de um euro, mas também há uma edição especial de parede por 1,50 euros. Há um ano, a AFID lançou um calendário nos mesmos moldes em que homenageava figuras importantes da História de Portugal: de Eusébio à padeira de Aljubarrota, de Rosa Mota a Beatriz Costa, de Fernando Pessoa a Luís Vaz de Camões, sem esquecer D. Afonso Henriques, Maria de Lourdes Pintassilgo, Zeca Afonso, Florbela Espanca, António Variações ou Amália Rodrigues. O calendário solidário de 2020 estará para venda disponível na sede da Instituição e através da loja online por um valor simbólico de 1€ (euro) e uma edição especial de parede com um custo de 1,5€ (euro).
Só foi possível concretizar este projeto graças aos preciosos apoios da AbbVie Portugal, do Inatel de Lisboa, do Centro de Alto Rendimento do Jamor, do Jiu Jitsu Sucesso, da António Ramalho Boxing Spirit, do Clube Rugby São Miguel e da Federação Portuguesa de Golfe.
✨ É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso Calendário para 2026: “A Humanidade em 12 Descobertas”!
Sob o tema “Grandes Inventores & Invenções – A Humanidade em 12 Descobertas”, percorremos séculos de curiosidade, criatividade e descoberta, dando vida a homens e mulheres que ousaram sonhar e criar.
Desde o primeiro fogo aceso por mãos primitivas até à ...
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio, da Câmara Municipal da Amadora e Da Vinci, realizou-se no passado dia 17 de dezembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia da 4.ª edição do Prémio de Investigação Científica e de Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda (2024/2025).
Na categoria de ...
✨ Assinalámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, com dois momentos marcantes que refletem os nossos valores, a nossa missão e o nosso compromisso com a inclusão.
🎄 Inaugurámos oficialmente o nosso Presépio, criado com dedicação, talento e sensibilidade pelos nossos clientes e colaboradores.
📚 Escolhemos lançar o nosso livro “Amizade Além da ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!