É com imensa alegria que vos comunicamos que a Fundação AFID Diferença foi uma das vencedoras da primeira edição da Gala do Selo da Diversidade, prémio instituído pela Carta Portuguesa para a Diversidade, tendo conquistado o troféu na categoria 5 – Comunicação da Carta e dos Seus Princípios – com o projeto DIVERSID’ARTE, recebendo, ainda, duas menções honrosas.
A Fundação AFID Diferença foi a única organização a candidatar-se a cinco categorias, numa cerimónia que decorreu no último dia 11 de novembro na Fábrica da Pólvora em Barcarena.
“A obtenção deste prémio demonstra que a Comunicação dos princípios da Diversidade é um tema de todos/as e para todos/as, ao mesmo tempo que realça uma das áreas mais importantes da nossa casa as Artes Plásticas. A Carta Portuguesa para a Diversidade pretende encorajar as entidades empregadoras e demais organizações a implementar e desenvolver políticas e práticas de promoção da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no trabalho”, afirma Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença.
De salientar que concorremos com empresas do setor privado como a EDP que obteve o selo da Diversidade na 4.ª Categoria e duas Menções Honrosas nas 3.ªe 6.ª Categorias, a Ericsson obteve um selo da Diversidade na 1.ª Categoria e uma Menção Honrosa na 6.ª Categoria, O BNP Paribas obteve o selo da Diversidade na 2.ª Categoria, a Câmara Municipal de Lisboa obteve o selo da Diversidade na 6. ª Categoria e a L’Oreal obteve uma Menção Honrosa na 6.ª Categoria.
O Selo da Diversidade foi criado pela Carta Portuguesa para a Diversidade para premiar práticas inspiradoras de diversidade e inclusão dentro das organizações. Apenas podiam candidatar-se aos troféus organizações signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, nas categorias de compromisso da gestão de topo e de outros níveis hierárquicos; a cultura organizacional; recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas; desenvolvimento profissional e progressão na carreira e comunicação da carta e dos princípios. Ao todo, a comissão executiva da Carta Portuguesa para a Diversidade recebeu 29 candidaturas ao Selo da Diversidade, de 16 organizações diferentes.
A todos os colegas que aceitaram este Grande desafio que lhes propôs para a concretização desta iniciativa e, consequentemente, a obtenção do prémio, muito obrigado. Um Bem-Haja a todos pelo vosso empenhamento e até à próxima.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!