A Fundação AFID Diferença, organização instituída pela AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência – com 33 anos de existência, – recebeu, na cerimónia dos 40 anos da Amadora, uma Medalha Municipal de Mérito e Dedicação à comunidade amadorense.
O certame decorreu nos Paços do Conselho, junto à Câmara Municipal da Amadora, onde estavam presentes bastantes pessoas residentes na Amadora a viver junto da comunidade este momento festivo. O hastear da bandeira foi ao som do Hino Nacional tocado pela banda filarmónica local.
Em seguida, a presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, discursou para todos enaltecendo os feitos pelas associações e individualidades que estavam presentes para ser galardoadas.
Atualmente, a AFID presta apoio no âmbito social a cerca de 1.800 pessoas, maioritariamente munícipes da Amadora, através de uma estrutura organizacional constituída por cerca de 230 colaboradores, constituindo-se como uma importante entidade empregadora do Concelho da Amadora, uma vez que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência.
A nossa organização sempre desenvolveu inúmeras atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. Recorde-se que a Amadora foi o primeiro município a ser criado após o 25 de abril.
📢 Campanha #Solidária da consignação de 1% do IRS
A #solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou #objetivos comuns. Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir ...
✨📚 Amizade Além da Diferença 📚✨
O nosso livro continua a chegar a cada vez mais leitores e a nossa digressão está de vento em popa!
Gostavam que fôssemos à vossa escola?
Estamos super entusiasmados por levar o Amizade Além da Diferença às escolas, conversar com alunos e professores e criar momentos únicos de partilha e aprendizagem.
📩 Entrem ...
✨ É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso Calendário para 2026: “A Humanidade em 12 Descobertas”!
Sob o tema “Grandes Inventores & Invenções – A Humanidade em 12 Descobertas”, percorremos séculos de curiosidade, criatividade e descoberta, dando vida a homens e mulheres que ousaram sonhar e criar.
Desde o primeiro fogo aceso por mãos primitivas até à ...
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!