AFID Ritmo

Copyright ©2018

O telefone tocou …

“Olá professor João Silva daqui fala a Maria Lutegarda! Lembra-se de mim?”

Foi com este telefonema que fui convidado a exercer na Fundação AFID Diferença uma atividade que estivesse ligada à área da música. Porém, na na altura não sabia minimamente o que iria propor.

A minha experiência, adquirida a trabalhar durante nove anos com alunos que tinham uma forte incidência no que diz respeito ao abandono escolar, numa extraordinária iniciativa da Câmara Municipal da Amadora denominada Projeto 12-15, levou-me a confirmar a importância do ritmo quando ensinado no seio de um grupo.

Lembrei-me, então, de apresentar o Projeto Afid Ritmo, que consistia em apresentar os planos para a construção de 12 cajons, um instrumento originário do Peru, e que nos últimos 30 anos se tornou um instrumento mundial, tendo como segunda fase a execução e organização de uma orquestra de ritmos do mundo.

Dois dias depois, disse que sim.

E eis que nos primeiros dias de aulas a Dra. Lutegarda disse-me algumas vezes: “professor se isto não pegar à primeira, não desanime”.

E não desanimei. Depois das ideias estarem mais claras na minha cabeça, não fazia sentido deixar de ligar a dinâmica da orquestra à vida. Trabalhar as competências sociais e pessoais, fazer passar os valores da solidariedade do amor e da tolerância era imperioso.

Trabalhámos o espírito de grupo, a pontualidade, a amizade, a solidariedade e é com um orgulho enorme que vejo a mudança de comportamentos e a responsabilidade por parte dos nossos clientes. Os sinais de responsabilidade apareceram, são exemplo disso as saídas a um sábado ou a um domingo pelas 8 da manhã, para um espetáculo, e o grupo diz em uníssimo: presente.

Hoje em dia, interiorizaram, perfeitamente, que são uma das imagens da Afid e se nos ensaios se tornam menos cumpridores, nas atuações são precisamente o contrário. O tal espirito de grupo e a defesa da marca a que pertencem são uma realidade.

Tudo isto não seria possível sem a cumplicidade e ligação com a coordenadora da Formação Profissional Edite Sobrinho, com quem vou, em perfeita sintonia, comunicando.

A Afid Ritmo tornou-se uma imagem uma marca da nossa Fundação e quando me lembro das primeiras palavras da Dra. Lutegarda, confirmo o quão importantes são a resiliência e a perseverança.

Texto da autoria de: João Silva, Músico, Artista Plástico, Formador e Aprendiz

 

Atualizado em 22-Fev-2019 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações