Decorreu no último domingo, dia 24 de junho, a segunda edição do “Caminhar pela Diferença”. Foi em pleno domingo solarengo que decorreu iniciativa, que percorreu as ruas de Alfragide e reuniu miúdos e graúdos, diferentes, mas todos iguais, esta caminhada juntou aqueles que defendem a igualdade e inclusão das pessoas com deficiência e ainda a promoção de um estilo de vida mais saudável.
Às 10h00 já estavam todos os participantes a postos para o inicio da caminhada na sede da Fundação AFID Diferença. Após uma breve aula de zumba para aquecer os mais sonolentos, a caminhada partiu do Parque da Ribeira, ao lado dos terrenos da Fundação, com passagem marcada por vários locais emblemáticos ligados à história da instituição. Os cerca de 250 participantes reuniram-se num passeio solidário em Alfragide, num percurso de 5 km.
Além disso, esta iniciativa tinha como objetivo aproximar a comunidade da instituição, consciencializar para a inclusão da pessoa com deficiência no desporto, a promoção de um estilo de vida mais saudável e ainda o convívio entre clientes da Fundação, seus familiares e colaboradores e amigos da AFID.
Para Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora “é sem dúvida, o dia-a-dia da Fundação AFID Diferença e o seu percurso enquanto instituição nesta área, que fala por si. E é também uma aposta da Câmara Municipal da Amadora, a cidade não seria nada sem as suas instituições. A Câmara só pode estar disponível e colaborar nestes momentos como forma de assinalar a importância de trabalhar o que é diferente, com a preocupação de integração e coesão territorial. Essa coesão consegue-se com todos, naturalmente e em particular com estas organizações. Caminhar pela diferença é construir a cidade, que se constrói com todos, e é uma forma de enriquecer o conceito de construir cidade, de construir território, integração e coesão social”, conclui.
Ana Moreno, coordenadora da Divisão de Intervenção Social da Câmara Municipal da Amadora acrescenta que “este grande envolvimento de todos os parceiros da cidade, permite-nos dar expressão àquilo que é diferente e promovendo a ação social. Estamos e dizemos sempre presente a todos os desafios que a AFID e as outras instituições nos vão colocando. Temos de viver com essa diferença, porque é a nossa riqueza e promove a integração social. Somos 178 mil pessoas, e neste número somos todos diferentes, portanto, somos todos iguais. Estas caminhadas são exemplo disso”, realçou.
Por sua vez, Domingos Rosa, presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença acrescenta que “o nosso sonho, o meu e das pessoas que me rodeiam, é sempre, nesta área da diferença, criar uma família. E acho que essa família tem de crescer e tem vindo a crescer. Na primeira caminhada tivemos um número significativo de pessoas e penso que nesta tivemos um pouco de mais. No próximo ano teremos de duplicar o número de participantes, queremos passar para as 600/700 pessoas. Porque a família, a AFID é uma instituição que nasceu num seio familiar e é uma instituição, mesmo crescendo e modernizando-se tecnicamente tem de manter as suas raízes familiares. A convivência entre as pessoas é fundamental”.
“As pessoas que caminham pela diferença estão do lado daqueles que são mais desfavorecidos ou que a vida lhes foi madrasta. E, portanto, são solidários,” sublinha.
A caminhada teve ainda o patrocínio do Jumbo de Alfragide, da Sem Ir, do BPI e da Seaside. A terceira edição da iniciativa “Caminhar pela Diferença” vai decorrer no próximo ano, numa data que será posteriormente anunciada. Muito obrigado a todas e todos que estiveram presentes.
1ª EDIÇÃO 2024/25
A Fundação AFID Diferença anuncia que se encontram abertas as candidaturas, até ao dia 28 de Fevereiro, para a primeira edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. Gomes Esteves, uma iniciativa que visa valorizar e incentivar a prática artística de autores com deficiência intelectual.
O concurso acolhe obras em Pintura e Cerâmica de autores ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
Desinstitucionalização e os Desafios das IPSS na Área da Deficiência Intelectual
No próximo dia 28 de janeiro, convidamos profissionais, famílias e a comunidade a participarem da conferência “A Desinstitucionalização”, onde abordaremos uma das transformações mais relevantes no apoio às pessoas com deficiência intelectual. Esta será uma oportunidade única de explorar caminhos para uma sociedade mais inclusiva ...
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...
É comum que alguns empresários pensem que as instituições de solidariedade social são geridas de forma amadora e pouco eficiente. Mas será que essa ideia faz justiça à realidade? Para lançar luz sobre esta questão, o nosso presidente, Domingos Rosa, foi à Smooth FM falar sobre como, na Fundação AFID, levamos a gestão de qualidade ...
AFID REAB – FORMAÇÃO PROFISSIONAL
📣 Estão abertas as pré-inscrições para os Novos Cursos! 🎓
– Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes;
– Auxiliar de Cozinha;
– Auxiliar de Pastelaria;
– Empregado de Andares.
Se estás interessado ou conheces alguém que possa estar interessado, ajuda-nos a divulgar!
As pré-inscrições já estão abertas no nosso site e são limitadas, por isso não ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 27 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: A Empregabilidade das pessoas com deficiência no ...