Os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) são um marco importante para a implementação do modelo de educação inclusiva dos alunos com necessidades educativas especiais através das suas equipas técnicas multidisciplinares. Assim, a abordagem realizada é centrada no aluno e nos contextos em que este está inserido de forma a potenciar a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento funcional.
O Terapeuta da Fala é um dos técnicos que constitui a equipa multidisciplinar do CRI. O seu trabalho centra-se no “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal” (ASHA,2007), e ainda as perturbações relacionadas com a deglutição e alimentação.
O Terapeuta da Fala colabora com a comunidade escolar na definição e implementação de programas educativos. Estes programas educativos são realizados de acordo com as áreas fortes e fracas dos alunos, com as características dos contextos em que estes estão inseridos podendo facilitar e/ou comprometer o seu desempenho comunicativo.
O impacto que a Terapia da Fala tem nas nossas escolas, e num contexto inclusivo, é promover as competências académicas dos alunos. Contudo, a nossa intervenção não se fica apenas pelo apoio direto com o aluno, mas também na criação de oportunidades participativas. A intervenção do Terapeuta da Fala pode ser desenvolvida em apoio de consultoria mediante capacitação de docentes, colegas de turma e pais no sentido de criar momentos de participação do aluno através de estratégias específicas, como por exemplo a antecipação e reforço das tarefas utilizando pistas visuais, de modo a facilitar a compreensão linguística. Esta também pode ser realizada através do apoio em grupo, com o objetivo de promover o enriquecimento linguístico e facilitação comunicativa entre pares. O apoio individual engloba tarefas como o levantamento das necessidades do aluno e da elaboração de materiais/estratégias que respondam às suas necessidades sempre com o objetivo de potenciar a comunicação funcional.
O CRI da AFID é uma equipa irreverente, proactiva, que gosta muito do que faz, e que marca a diferença junto da comunidade educativa! Estar próximo dos professores, pais, auxiliares e alunos é o lema que nos move. Haja chuva, haja sol ou haja vento, a nossa motivação domina!
Texto da autoria de: José Paulo Arruda, Edina Alvarenga, Inês Rodrigues, Diana Ruivo, Cátia Guerra, Terapeutas da Fala do CRI da Fundação AFID Diferença
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade e, a Fundação AFID Diferença foi uma das entidades reconhecidas pela Marca em 2025.
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025 é ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...