Centro de Recursos para a Inclusão (CRI): A importância da Terapia da Faça para as Famílias

Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)

Os Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) são um marco importante para a implementação do modelo de educação inclusiva dos alunos com necessidades educativas especiais através das suas equipas técnicas multidisciplinares. Assim, a abordagem realizada é centrada no aluno e nos contextos em que este está inserido de forma a potenciar a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento funcional.

O Terapeuta da Fala é um dos técnicos que constitui a equipa multidisciplinar do CRI. O seu trabalho centra-se no “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal” (ASHA,2007), e ainda as perturbações relacionadas com a deglutição e alimentação.

O Terapeuta da Fala colabora com a comunidade escolar na definição e implementação de programas educativos. Estes programas educativos são realizados de acordo com as áreas fortes e fracas dos alunos, com as características dos contextos em que estes estão inseridos podendo facilitar e/ou comprometer o seu desempenho comunicativo.

O impacto que a Terapia da Fala tem nas nossas escolas, e num contexto inclusivo, é promover as competências académicas dos alunos. Contudo, a nossa intervenção não se fica apenas pelo apoio direto com o aluno, mas também na criação de oportunidades participativas. A intervenção do Terapeuta da Fala pode ser desenvolvida em apoio de consultoria mediante capacitação de docentes, colegas de turma e pais no sentido de criar momentos de participação do aluno através de estratégias específicas, como por exemplo a antecipação e reforço das tarefas utilizando pistas visuais, de modo a facilitar a compreensão linguística. Esta também pode ser realizada através do apoio em grupo, com o objetivo de promover o enriquecimento linguístico e facilitação comunicativa entre pares. O apoio individual engloba tarefas como o levantamento das necessidades do aluno e da elaboração de materiais/estratégias que respondam às suas necessidades sempre com o objetivo de potenciar a comunicação funcional.

O CRI da AFID é uma equipa irreverente, proactiva, que gosta muito do que faz, e que marca a diferença junto da comunidade educativa! Estar próximo dos professores, pais, auxiliares e alunos é o lema que nos move. Haja chuva, haja sol ou haja vento, a nossa motivação domina!

Texto da autoria de: José Paulo Arruda, Edina Alvarenga, Inês Rodrigues, Diana Ruivo, Cátia Guerra, Terapeutas da Fala do CRI da Fundação AFID Diferença

Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)
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Atualizado em 5-Abr-2018 | Partilhar:

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