Atualmente, vivemos dias de repressão e ansiedade. Esta nova doença que denominaram de COVID-19 veio alterar toda a nossa vida, as nossas rotinas, e, sobretudo, colocar em causa a nossa liberdade e autonomia. Vimo-nos obrigados a ficar em casa, a usar mil e uma proteções sempre que vamos à rua, a estar longe daqueles de quem gostamos, a ter de estar atentos às notícias que surgem sobre esta doença, entre tantas outras coisas.
Assim, colocamos em causa toda a nossa vida até ao momento de hoje: “Era feliz e não sabia?”; “Vivo a minha vida de forma plena ou já vivia em “MODO AUTOMÁTICO”? E começa assim a aumentar a nossa ansiedade: “Quando poderei voltar à minha vida?”; “Será igual ou diferente?” “Estou perdido…”; “Não consigo deixar de pensar na COVID-19”.
Chegou, então, o momento em que as novas tecnologias de informação e comunicação se tornam um elo, ao contrário do que se observava até aqui. Antes tínhamos de deixar os telemóveis e os computadores para podermos conviver e interagir com os outros. Agora? Agora aproximam-nos mais do que nunca!
Com o encerramento temporário do nosso Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), e com a alteração de rotinas e horários, sentimos necessidade, em equipa, de contactar as famílias por via telefónica e de agendar videochamadas com os nossos clientes, de modo a minimizar a distância que nos separa. E foi tão importante! Unimo-nos, a preocupação vai de técnicos para famílias e de famílias para técnicos. Esgota-se o egocentrismo e nasce um altruísmo social que nos faz idealizar um futuro melhor onde todos juntos vamos voltar a viver os afetos que nos unem.
Outra questão fundamental é a de que as rotinas podem manter-se mesmo à distância, que é uma das questões facilitadores de tranquilização dos nossos clientes. Assim, são enviados emails para as famílias e para os nossos clientes a solicitar o cumprimento de algumas atividades a que denominámos “Desafio Quarentena 2020”. E qual o objetivo destes desafios? Manter rotinas e encurtar distâncias. Como? Os desafios são para todos! São para os que estão em casa e para os que residem no nosso Lar Residencial. Estamos todos interligados com uma mesma atividade, tal como se fosse o nosso dia-a-dia no CAO. E que bom que tem sido receber fotos, mensagens, vídeos, feedbacks de que estamos todos à espera do dia em que nos vamos abraçar novamente. Percebemos que estamos no caminho certo e que não podemos baixar os braços.
Por fim, outra forma de manter a rotina é a de conservar as sessões de Psicologia em dia e hora agendadas com antecedência, de forma a que se mantenha o acesso aos serviços de saúde mental a que os nossos clientes estão habituados, bem como minimizar o impacto da COVID-19 na vida dos mesmos. Mas nem sempre é fácil. Colocam-se em causa as questões de: poderá haver quebra na confidencialidade e privacidade; nem todos os nossos clientes têm acesso a telemóvel, tendo de estar à mercê da disponibilidade dos pais; a incapacidade de decifrar expressões faciais tão nitidamente; todas as questões relacionadas com questões digitais – falha na rede, telemóvel lento, etc. Assim, o apoio psicológico individual apenas se mantém com aqueles que assim o desejaram, de forma a não prejudicar a relação terapêutica.
Desta forma, a Psicologia em tempos de COVID vem-nos garantir que o amor é um estado psicológico onde se juntam diversas emoções, entre elas a alegria, a tristeza, o medo, a paixão, o compromisso e a atração, e que todas juntas nos mantêm focados na batalha contra este inimigo. Ficamos em casa para cuidar do outro, para nos cuidarmos mutuamente, vencendo o medo e perspetivando o fim de uma pandemia.
Este é, verdadeiramente, o vírus do Amor! Juntos, venceremos, na certeza de que há sempre alguém atrás de um ecrã à espera do vosso contacto! Fiquem em casa!
Texto da autoria de: Ana Costa, Psicóloga do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Fundação AFID Diferença
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...