O presidente do Conselho da Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa, foi galardoado com uma Menção Honrosa na categoria de Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos dos prémios ‘Nunes Correa Verdades de Faria’, referente a 2018. A entrega dos troféus decorreu no dia 4 de julho na Residência Faria Mantero, sita na Praça de Diu (ao Restelo), nº 3, em Lisboa e foi presidida pelo Dr. João Pedro Correia, vice-provedor da instituição, no âmbito das festividades do aniversário da Misericórdia de Lisboa.
Numa cerimónia singela, mas muito marcante, foi destacado o trabalho do Presidente da Fundação AFID pela atividade centrada no concelho da Amadora e pela sua contribuição com o seu esforço, trabalho e investimento pessoal e profissional no cuidado e carinho, promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar da população idosa sobretudo os mais desprotegidos.
Os prémios Nunes Correa Verdades de Faria, instituídos pelo benemérito Enrique Mantero Bélard, destinam-se a galardoar os indivíduos (de qualquer nacionalidade) que, em Portugal, mais tenham contribuído pelo seu esforço, trabalho ou estudos, para cada uma das seguintes áreas: no cuidado e carinho dispensados aos idosos desprotegidos, no progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas e no progresso no tratamento das doenças do coração.
Lista completa dos premiados:
Na Área A – Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos
Maria de Lourdes Pereira Miguel, integrada na Direção do Centro Social Paroquial de S. Nicolau, implementou o Projeto Mais Proximidade Melhor Vida, para combater a solidão e o isolamento dos mais idosos e incentivar por parte da sociedade civil o acompanhamento voluntário destas pessoas carentes de apoio, afeto e valorização, procurando criar respostas de qualidade numa lógica de intervenção personalizada e adaptada a cada beneficiário.
Menções Honrosas:
Domingos Marques Alves Rosa, Presidente da Fundação AFID Diferença – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente – desde a sua criação, tornando-se uma personalidade reconhecida na área da deficiência, quer a nível nacional, quer internacional.
Mafalda Mello e Castro tornou-se um pilar que vem marcando o trabalho desenvolvido no Centro Social e Paroquial de São Francisco de Paula, com o seu amor, a sua alegria de viver, a sua dedicação e fé na entrega aos outros, as classes sociais mais desprotegidas, lutando pela exclusão social, a pobreza e a solidão, centrados nos idosos, nas crianças entre os 3 e os 6 anos e as famílias desfavorecidas. A sua vida é pautada pela dedicação e entrega a quem mais sofre.
Área B – Progresso da Medicina na Sua Aplicação às Pessoas Idosas
Lia Guerreiro Marques, médica com competência em Geriatria pela Ordem dos Médicos Portugueses. De 2008 a 2013 na especialização de medicina interna, período em que se confrontou com a realidade da população de doentes assistidos, uma população envelhecida, que requer diferentes abordagens clínicas consoante o crescimento cada vez maior da esperança de vida dos idosos, provocou a procura de formação específica em Geriatria com o instituto de melhorar a qualidade de vida e autonomia dos idosos.
Menções Honrosas:
Área B – Processo da Medicina na sua Aplicação às pessoas idosas
Inês Maria Sequeira Rodolfo, apresentou um trabalho que deu origem à criação de um Mestrado pioneiro em Portugal e, na Europa, cujas contribuições desta tese pretenderam fazer parte de um processo de transição que visa alterar o comportamento do setor da saúde, que procura sempre melhorar a relação entre o paciente e o médico, promover a participação do paciente na sua saúde e a prestação de cuidados colaborativos, onde as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental.
Área C – Progresso no Tratamento das Doenças do Coração
Pedro Marques da Silva, consultor/assistente hospitalar graduado de Medicina Interna, especialista de Farmacologia Clínica e Farmacoepidemiologia e de Hipertensão Clínica com competência de Geriatria, em particular da doença CV, pela ordem dos Médicos. Personalidade conhecida entre os seus pares como líder na luta para diminuir a carga de doença cardiovascular.
Menções Honrosas:
Eugénia Carvalho, Grupo de Diabetes, Obesidade e Complicações do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, a obesidade e diabetes tornaram-se problemas de saúde que estão fortemente associados a distúrbios metabólicos e cardiovasculares, os quais têm sido objeto de diversos estudos, cujas conclusões motivaram o interesse de investigadores internacionais. Toda a investigação trouxe até agora enormes contribuições inovadoras e únicas na identificação de biomarcadores precoces para cardiomiopatias e novos alvos terapêuticos.
Pedro Nuno Martins Pires Coelho, com a especialidade de Cirurgia Cardiotorácica pela Ordem dos Médicos e doutoramento em 2019, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Apresenta um trabalho, sob a forma de tese doutoral, que prova que a cirurgia cardíaca apesar de um processo complexo proporciona uma melhoria da qualidade de vida a doentes com mais de 65 anos, não devendo negar-se-lhes esta terapêutica por terem uma idade avançada.
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...