Desde o dia que decidi seguir o caminho como educador de infância que surgiram os primeiros olhares confusos sobre a minha opção, incluindo de amigos próximos e até familiares. Compreendo, naturalmente esta reação, visto que em Portugal o mundo da educação de infância foi, e é dominado por mulheres. Este fato, aliado ao grande desconhecimento que ainda existe sobre a nossa profissão, adensa ainda mais esta primeira reação que as pessoas costumam demonstrar.
Durante a minha formação e atividade profissional, senti por vezes alguns obstáculos pelo simples facto de ser homem, desconfiança e resistência por parte de certos professores e instituições. Contudo, também reconheço que fui beneficiado porque certas pessoas acreditaram que o facto de ser homem podia ser uma mais valia. Foi o caso da AFID Kids.
Todos os educadores, sejam que género forem, têm uma forma de trabalhar e de estar distintos, fruto de diferentes personalidades, formações e vivências. Todavia, sem dúvida nenhuma que, o facto de ser homem e agora também pai, faz com a minha prática, perspetiva e abordagem sejam diferentes das minhas colegas, mas ao mesmo tempo complementar e construtivo, pelo menos essa é a minha ambição e desafio.
Para mim, é mais que evidente que a presença de homens na educação de infância proporciona às crianças a tão necessária oportunidade de conviverem diariamente com adultos de ambos os sexos. A diversidade de género é vantajosa em creches e jardins de infância, meninos e meninas devem ter o direito de ser educados da maneira mais diversa possível – tanto por homens quanto por mulheres. Além disso, numa sociedade em que existem cada vez mais famílias monoparentais a existência da referência masculina torna-se mais importante.
Aliás, uma das experiências mais enriquecedoras que tive foi oportunidade de trabalhar com crianças e mães da que foram vítimas de violência doméstica. Crianças e as próprias mães puderam ter uma segunda oportunidade em conhecer uma figura masculina de confiança.
Texto da autoria de: Vítor Horta, Educador de Infância na Creche do CRZ
1ª EDIÇÃO 2024/25
A Fundação AFID Diferença anuncia que se encontram abertas as candidaturas, até ao dia 28 de Fevereiro, para a primeira edição do Prémio de Artes Plásticas Dr. Gomes Esteves, uma iniciativa que visa valorizar e incentivar a prática artística de autores com deficiência intelectual.
O concurso acolhe obras em Pintura e Cerâmica de autores ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
Desinstitucionalização e os Desafios das IPSS na Área da Deficiência Intelectual
No próximo dia 28 de janeiro, convidamos profissionais, famílias e a comunidade a participarem da conferência “A Desinstitucionalização”, onde abordaremos uma das transformações mais relevantes no apoio às pessoas com deficiência intelectual. Esta será uma oportunidade única de explorar caminhos para uma sociedade mais inclusiva ...
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...
É comum que alguns empresários pensem que as instituições de solidariedade social são geridas de forma amadora e pouco eficiente. Mas será que essa ideia faz justiça à realidade? Para lançar luz sobre esta questão, o nosso presidente, Domingos Rosa, foi à Smooth FM falar sobre como, na Fundação AFID, levamos a gestão de qualidade ...
AFID REAB – FORMAÇÃO PROFISSIONAL
📣 Estão abertas as pré-inscrições para os Novos Cursos! 🎓
– Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes;
– Auxiliar de Cozinha;
– Auxiliar de Pastelaria;
– Empregado de Andares.
Se estás interessado ou conheces alguém que possa estar interessado, ajuda-nos a divulgar!
As pré-inscrições já estão abertas no nosso site e são limitadas, por isso não ...
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 27 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: A Empregabilidade das pessoas com deficiência no ...