Nesta sexta-feira, dia 22 deste mês de novembro, a Fundação AFID Diferença tem o prazer de anunciar o nome da vencedora da 1.ª edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda.
Por unanimidade, o júri decidiu atribuir o galardão à candidatura de Maria Cristina Marques Ferreira Simões, cujo trabalho teve o título de “A Qualidade de Vida de Crianças e Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Contributo para a Educação Inclusiva”. “Não há palavras que descrevem a alegria que sinto. É um orgulho muito grande trabalhar com tantas dificuldades e depois ser reconhecida. Fico lisonjeada pelo reconhecimento”, revelou a vencedora.
As duas menções honrosas foram atribuídas a Lúcia Maria Neto Canha, que apresentou o trabalho “Transição para a Vida Adulta no Contexto da Deficiência, Estudo das variáveis pessoais e sociais associadas a um processo de sucesso e desenvolvimento de um modelo de intervenção inclusivo” e a Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Santos, que submeteu à apreciação do corpo de jurados o trabalho “A investigação-ação no campo da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”, respetivamente.
A cerimónia de entrega dos prémios irá decorrer no próximo dia 14 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Desde dezembro do ano passado, foram entregues 14 projetos de investigação, 11 concorrentes nacionais e três de nacionalidade brasileira, sobre a área da Reabilitação, no âmbito académico, abrangendo as Ciências Sociais e Humanas, Sociologia e Educação – Educação Especial, Reabilitação, Direito das Pessoas com Deficiência, Artes e Inclusão, Surdez e Participação Politica, Jogos terapêuticos e Reabilitação, Saúde, Terapia com cães -, Musicografia Braille, Neuropsicologia, Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Acessíveis, Perturbações do Espectro do Autismo, Qualidade de Vida de famílias de pessoas com deficiência intelectual – nos três graus de ensino superior público e privado: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados composto pelo Professor Doutor Deodato Guerreiro da Universidade Lusófona, pelo Professor Doutor António Martins da Universidade Católica, pelo Professor Doutor Domingos Rasteiro do Instituto Piaget, pelo Professor Doutor Francisco Godinho, da Universidade de Trás-os-Montes, e ainda pelo Dr. Joaquim Caetano, em representação da Fundação Montepio, pela Dr.ª Susana Nogueira em representação da Câmara Municipal da Amadora, e pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa.
A 1.ª edição deste galardão contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com os preciosos apoios da Fundação Montepio e da Câmara Municipal da Amadora. O Prémio de Investigação Científica, na área da Reabilitação Dr.ª. Maria Lutegarda, antiga Diretora da Ação Social da Fundação AFID Diferença, é uma ode à sua memória, às causas que abraçou e ao trabalho que desenvolveu na área da Inclusão.
A distinção tem uma periodicidade bienal, de natureza pecuniária, é constituído por um primeiro prémio no montante de 8.000 euros e por duas menções honrosas no valor de 1.500 euros cada e tem como objetivos estimular e mobilizar investigadores e a comunidade académica para a criação e desenvolvimento de trabalhos de investigação e de inovação sobre a reabilitação junto de pessoas com deficiência. Desenhado de acordo com as iniciativas e causas defendidas por Maria Lutegarda em vida, este prémio procura a promoção da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade.
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...