Exposição “Quatro ao Quadrado”

Cartaz exposição Quatro ao Quadrado

No próximo sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 16:00 horas, será inaugurada a primeira exposição artística da Fundação AFID Diferença em 2019. À semelhança do que ocorreu no ano passado, a AFID volta a encontrar-se com as instituições vizinhas AMORAMA, CERCIAMA e RECOMEÇO na Galeria Artur Bual para uma partilha de experiências, cores e muita criatividade. A mostra de trabalhos estará patente até 24 de fevereiro.

Trata-se da segunda exposição em que a Galeria Artur Bual reúne obras de quatro instituições de solidariedade social do concelho, que apostam na expressão artística como forma privilegiada de beneficiar o bem-estar das pessoas com doença ou deficiência mental e de as ajudar a ultrapassar esta barreira para darem a conhecer a sua verdadeira identidade, estabelecendo um território de igualdade nas obras que resultam desta prática.

“Não é preciso saber resolver equações para pintar um quadro, mas a verdade é que pode dar muito jeito. A matemática está presente em qualquer ato criativo, por mais livre e caprichoso que ele aparente ser! E é por entendermos isto que sorrimos ao depararmo-nos com o título desta mostra: Quatro ao Quadrado (42) é uma conta simples, mas complexa”, explica o monitor do nosso Atelier de Pintura, Nuno Lacerda.

“Procuremos, assim, entender esta operação matemática que reúne tantas parcelas diferentes nos dois números que teimam surgir nesta ocasião feliz. Quatro ao quadrado (42) não é uma soma, é uma multiplicação, uma combinação exponencial de vontade e talento. E se o cálculo parece evidente a quem domina o campo das ciências exatas, deixemo-nos a desfrutar o momento em que não sabemos ainda o que esperar, ou quantas histórias e vidas se escondem sob a frieza nua dos números”, acrescentou.

A par de quatro eventos que terão lugar durante a exposição, ao longo do mês de fevereiro, nesta edição reuniram-se as condições para concretizar uma bela ideia nascida do primeiro encontro: a elaboração de um painel coletivo com autores das diferentes casas. Uma tela quadrada intervencionada em conjunto por quatro artistas de cada instituição ao longo de duas sessões. O resultado é o que se pode vislumbrar na capa desta publicação, mas apenas aparentemente. Tudo o que encontramos nesta exposição é apenas o arranhar da superfície de um mundo de sonhos que quer brotar de cada artista. Cabendo ao espetador o gesto de se debruçar e alegrar com cada um.

Em relação às obras da AFID que estarão em exposição, destaque, ainda, para a primeira participação do nosso Atelier de Costura.

Está feito o convite, junte-se a nós a partir do próximo dia 26 aqui, na Galeria Artur Bual: https://bit.ly/2FPZS2v

Eu e a Mana Amparinho - Margarida Baptista - 2018JUL
Filipa Santos - A Menina dos Brincos - 2018
Isabel Silva - Amor  - 2018
Nuno Geada - Gato Colorido - 2018
Nuno Geada - O Rei - 2017SET12
Nuno Lopes - Jardim - 2018
Patrícia Branco - A Princesa e o Sapo #2 - 2018
Pedro Martins - Os Três Amigos - 2018
Tiago Lopes - Tiagopólis - 2018OUT30
Tomás Pereira - Margarida Ferro - 2018
Ana Rita Silva - Elenco dos morangos com Açucar #3 - Joana Duarte, Luís Lourenço e Francisco Côrte real são Matilde Tiago e Afonso - 2018
Cartaz exposição Quatro ao Quadrado

Atualizado em 9-Ago-2019 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2019 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações