Pelo terceiro ano consecutivo, as congéneres Fundação AFID Diferença, Recomeço, Amorama e Cerciama deram as mãos e organizaram uma exposição artística. “Pé (r) na Partida”, junta pintura, desenho, têxtil, arte decorativa e modelagem, a chancela dos artistas destas quatro instituições, tem entrada gratuita e estará de portas abertas ao público até ao próximo dia 23 na Galeria Artur Bual – Casa Aprígio Gomes, na Amadora.
“Foi engraçado porque a sugestão para o nome partiu de nós AFID, num dia no Atelier de Pintura um dos nossos clientes, o Nuno Geada sugeriu “braço partido” e depois acabamos por mudar para “perna partida”, porque dava para criar este trocadilho. Ao mesmo tempo que estamos a chamar a atenção para aquilo que é uma fragilidade, uma situação incómoda, mas que pode ser utilizado, ao mesmo tempo, como fonte de inspiração e partida para novos desafios e etapas na vida”, explicou o monitor do Atelier de Pintura do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), Nuno Lacerda.
A mostra de arte foi inaugurada no sábado, 1 de fevereiro, e foi uma festa empolgante. Tudo começou com uma visita guiada, onde foi possível apreciar todas as obras expostas e depois seguiu-se um momento musical com a presença de colaboradores das quatro instituições, orquestrado pelo mestre e responsável da AFID Ritmo João Silva. Todos os instrumentos de percussão foram feitos a partir de materiais reciclados.
“Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer à Câmara Municipal da Amadora, em segundo lugar aos elementos mais importantes que são os artistas, aos seus familiares e também aos monitores, que foram peças muito importantes neste enquadramento, ao Nuno Lacerda, à Luísa Carvalho, à Cristina Santos, à Andreia Brito, à Isabel Ribeiro e Isabel Bordaleiro, Carla Rei e à Rita Santos, todos eles são uma parte crucial neste trabalho final. Mais do que uma exposição, é um encontro entre amigos e o reflexo do trabalho do diário que é realizado”, afirmou Ana Cristina Fernando, que esteve presente em representação da Direção da nossa e vossa AFID.
Por sua vez, o vereador da Câmara Municipal da Amadora José Agostinho Marques realçou a importância desta união e “gostaria de agradecer e saudar todos os presentes: artistas, familiares e amigos. A Galeria Artur Bual – Casa Aprígio Gomes é o espelho máximo da cultura na Amadora”, salientou.
De entrada gratuita, a exposição “Pé (r) na Partida” poderá ser visitada até ao dia 23 de fevereiro, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos domingos, das 14h00 às 18h00.
No âmbito desta exposição, irão, ainda, decorrer as seguintes atividades, todas às 14:30:
5 fevereiro | Recomeço
Do silêncio ao som, da quietude ao movimento. Ritmo e a Dança dialogam numa tarde inclusiva de cruzamentos e relações, aproximações e distâncias numa voz e movimento únicos de vivências partilhadas e experiências novas. E é nesta partilha de experiências que se pretende (re)descobrir a totalidade do ser e a importância de pertença ao grupo.
12 fevereiro | Fundação AFID Diferença
A Fundação AFID Diferença propõe um encontro nesta exposição de artes plásticas, assinalado por uma pequena apresentação do trabalho desenvolvido com os seus artistas também no campo das artes performativas.
19 fevereiro | Amorama
A Amorama apresenta o trabalho desenvolvido diariamente para e com os seus utentes, juntando a expressão plástica à expressão corporal, num momento lúdico, criativo e descontraído onde se poderá viajar num mundo de emoções.
21 fevereiro | Cerciama
Esta performance de dança – Liberdade – retrata a essência de cada indivíduo, as suas escolhas e vivências na sociedade.
Ser livre faz parte da condição humana embora muitas vezes nos seja retirado, por isso esta performance alerta para a importância de sermos livres, sermos nós próprios.
Venha fazer parte deste encontro artístico, contamos consigo.
Exposição: “Pé (r) na Partida”
Data: 1 a 23 de fevereiro
Horário: terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e domingos, das 14h00 às 18h00
Local: Galeria Municipal Artur Bual/Casa Aprígio Gomes, R. Luís de Camões, 2 | Venteira | Amadora
O reconhecimento e distinção enquanto Marca Entidade Empregadora Inclusiva é motivo de orgulho visto que a Fundação trabalha diariamente para uma sociedade mais inclusiva e, esta atribuição confirma que o nosso caminho inclusivo é respeitado.
Em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação AFID Diferença lança Concurso de Fotografia
Exposição de obras criadas por clientes com deficiência da Fundação AFID Diferença acontece de 27 de maio a 19 de junho de 2022 e será inaugurada a 26 de maio às 18h30.
A Edição número 26 da Revista Diferença já está disponível!
Leia esta edição tão especial, aceda à versão on-line, aqui.
A Fundação AFID Diferença apresenta no próximo dia 16 de dezembro a Segunda Edição do Prémio de Investigação Científica na área da Reabilitação Dra. Maria Lutegarda. A cerimónia de entrega do Prémio irá realizar-se no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
REMODE’LAR’ é a nossa campanha para o Giving Tuesday de 2021, vamos REMODE’LAR’ o nosso Lar Residencial e precisamos da vossa ajuda!