Formar Jardineiros e Formar Pessoas

Copyright ©2018

A Formação Profissional, ministrada na Fundação AFID Diferença, pretende habilitar indivíduos com Deficiência ou Incapacidade, capacitando-os com conhecimentos técnicos em diferentes áreas. Acima de tudo, pretende que os formandos adquiram ou desenvolvam competências pessoais e sociais, que os tornem melhores cidadãos, mais conscientes e mais autónomos. Contribuir para uma maior inclusão, profissional e/ou cívica, será o objetivo maior.

Um dos cursos lecionados na AFID é o de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes. Tendo como cenário, e laboratório experimental, os fantásticos jardins que rodeiam o edifício sede da Fundação, pretendemos que os formandos aprendam técnicas bases de manutenção e jardinagem de espaços. Conhecer a morfologia básica das plantas; implementar e manter relvados e zonas ajardinadas, podar e limpar arbustos e árvores; usar máquinas e equipamentos de jardinagem (sopradores, cortadores, roçadores, etc.), plantar e cuidar de plantas ornamentais, são algumas das técnicas que pretendemos ensinar neste curso.

Proporcionando um ambiente o mais seguro possível, pretendemos que os formandos adquiram os conhecimentos e as técnicas através da experimentação e repetição de tarefas. Sendo essa a principal razão para o curso ser maioritariamente prático. Fomentamos a autonomia e, acima de tudo, a constante superação de si mesmos, vencendo dificuldades e receios.

Recorrendo a um grande parceiro da proximidade, o IKEA de Alfragide, proporcionamos uma primeira experiência pré-profissionalizante. Na companhia do formador, e sob a sua orientação, os formandos são desfiados a cuidar, manter e repor as plantas que são vendidas na seção de plantas vivas desta loja.

O curso de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes é, ainda, composto por uma prática simulada em contexto de trabalho (estágios), onde os formandos vão pôr em prática os conhecimentos adquiridos inseridos em equipas de trabalho de empresas parceiras que operam na área da jardinagem.
Felizmente são vários os casos de sucesso, nos quais os formandos prolongaram e/ou transformaram os vínculos com essas empresas, muito para lá do estágio.

O curso de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes é adequado para formandos que gostem de estar ao ar livre, de realizar tarefas que exijam esforço físico e que não se importem de sujar as mãos na terra, nas plantas e nos animais.

Texto da autoria de: Armando Ferreira, formador responsável do curso de Jardinagem e Manutenção de Espaços Verdes

Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018

Atualizado em 16-Abr-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2018 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações