Fundação AFID Diferença presente na TECSTORM 2018

Copyright ©2018

No âmbito de uma iniciativa promovida pela JUNITEC, em parceria com a PATIENT INNOVATION, a Fundação AFID Diferença foi convidada, em janeiro, a apresentar ideias para projetos de inovação social, tendo em vista a participação em março na TecStorm. A AFID apresentou um conjunto de 12 sugestões de inovação tecnológica de apoio à resolução de problemas sociais, à promoção da qualidade de vida das pessoas atendidas e à melhoria de eficácia e eficiência da prestação dos serviços sociais.

A TECSTORM é Hackathon anual de dimensão nacional para promoção da inovação em hardware, no qual participam alunos das mais diversas áreas da ciência e tecnologia. Sob a forma de Pitch, os alunos propõem a construção de um modelo de negócio destinado ao desenvolvimento de uma solução tecnológica, a qual seria posteriormente submetida a um painel de jurados e potenciais investidores. O evento deste ano contou com a presença de 15 equipas, distribuídos pelas Categorias Creative (10 projetos) e social (5 projetos), nas quais participaram cerca de 90 alunos. Durante 48 horas, num formato “nonstop”, os alunos desenvolveram soluções tecnológicas. O TecStorm, realizou-se nos dias 3, 4 e 5 de março no Pavilhão Conhecimento, em Lisboa. Na categoria social as equipas procuraram encontrar soluções para colmatar as lacunas no mercado, transformando-se o banco de problemas de doentes reais disponibilizado pela PATIENT INNOVATION, em potenciais produtos e serviços.

Foi com elevada satisfação que a Fundação AFID Diferença recebeu a notícia da aprovação pela JUNITEC, das propostas apresentadas como a sua escolha por parte das equipas em concurso. Durante o evento a Fundação AFID foi ainda convidada a integrar o júri da Categoria Social, ao lado da Fundação Calouste Gulbenkian e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Orgulho da participação da Fundação AFID diferença na TECSTORM tornou-se ainda mais elevado quando foram anunciados os três melhores prémios e se percebeu que correspondiam a soluções propostas pela Instituição. O trabalho da Fundação AFID na iniciativa foi fulcral não só na apresentação dos problemas sociais prioritários para a intervenção e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como pela mentoria às equipas em concurso. A Inovação Social está no ADN da AFID que neste evento se demonstrou de uma vez mais. A AFID fortalece a sua relação com a academia na promoção do capacitação da economia social, na promoção de soluções inovadoras e na melhoria da qualidade de vida das populações.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que enalteceu a participação dos alunos, bem como o envolvimento das organizações da Economia Social com a Academia.

Copyright ©2018
Copyright ©2018
Copyright ©2018

Atualizado em 7-Mar-2018 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2018 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações