No âmbito do III Plano Local de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens e do Ano Nacional da Colaboração, a CPCJ da Amadora vai promover o I Encontro dos profissionais de infância, que decorrerá em dois momentos, 16 e 23 de Outubro no auditório Dra. Maria Lutegarda, localizado na sede da nossa e vossa Fundação AFID Diferença. Este encontro dirige-se aos profissionais das creches e jardins de infância públicos e privados do concelho da Amadora e tem como objetivos a reflexão e partilha de boas práticas entre estes profissionais.
O I Encontro com os profissionais de Infância, a CPCJ da Amadora promove um workshop que começará com o visionamento do documentário “O Começo da Vida”, procurando assim dinamizar o debate e a reflexão sobre a importância dos primeiros anos de Vida.
O documentário “O Começo da Vida” foi lançado em Maio de 2016 pela UNICEF, contou com a produção de Maria Farinha Filmes e foi realizado pela brasileira Estela Renner, convidando todos os cidadãos à reflexão sobre se, enquanto sociedade, estamos a cuidar bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade.
Este documentário conta com a participação de investigadores premiados, especialistas nas mais variadas áreas desde a pedagogia à economia, cidadãos / pais / famílias de todas as partes do mundo (Brasil, EUA, Canadá, Itália, China, Argentina, Índia e Quénia). Temas como: bebés, parentalidade, educação infantil, infância negada, criando juntos, igualdade de género, pobreza infantil, surgimento do eu, serão alguns dos capítulos /temas que vão ser debatidos. O filme retrata famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconómicas, revelando aquilo que nos torna diferentes e o que é essencial para todos. A participação é gratuita e aberta a todos os profissionais da infância.
“Acreditamos que mudar o começo da história é mudar a história toda” e, por isso, contamos com a participação de todos.
– Programa Provisório –
14:00 –Sessão de abertura
Carla Tavares | Presidente da Câmara Municipal da Amadora*
Domingos Rosa | Presidente Fundação AFID *
Rui Marques | Forum para a Governação Integrada – Ano Nacional da Colaboração *
Ana Neves | Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora *
14:20 – Conferência: A Primeira Infância: realidade e desafios
Marina Fuertes| Escola Superior de Educação de Lisboa
14.50 –Realidade e Desafios na Primeira Infância
Orador a designar | Associação Moinho da Juventude – Resposta Amas |
Orador a designar | Colégio Rik e Rok Amadora *
Orador a designar | Fundação AFID
Orador a designar | Grupos ABC *
Debate
16.00 – Pausa para Café
16:15 – Boas Práticas
Orador a designar | ASSUBUD |
Orador a designar | SFRAA |
Orador a designar | SCMA |
Orador a designar | Jardim de Infância da Rede Pública *
Debate
17.30– Encerramento dos trabalhos
I Encontro dos Profissionais da Infância da Amadora
Workshop “O Começo da Vida”
Auditório da Fundação AFID | 23 Outubro 2019
– Programa Provisório –
15:00 –Intervenção inicial
Marina Furtes | Escola Superior de Educação de Lisboa
15.15 –Visionamento do documentário “O Começo da Vida”
17.00 – Pausa para Café
17:15 – Debate dinamizado pela Profª Marina Furtes
18.00– Encerramento dos trabalhos
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio e da Câmara Municipal da Amadora, decorreu no passado dia 14 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia relativa à 1.ª edição do Prémio de Investigação Científica Dr.ª Maria Lutegarda.
A nossa e vossa Fundação AFID Diferença inaugurou, no dia 10 de dezembro, o presépio de natal, que contou, pela nona vez consecutiva, com a presença da Dr.ª Maria Cavaco Silva. Mais de 100 peças criadas pelos clientes da nossa Instituição, no atelier artístico de Cerâmica, são os elementos que compõem o cenário deste ano de 2019.
Neste natal, o Jumbo de Alfragide, localizado no Centro Comercial Alegro, abraça a nossa e vossa Fundação AFID Diferença com a campanha solidária “Bom e Local é apoiar as associações da sua terra!”, com o simpático castor Júlio. Assim, por cada peluche vendido, que custa 4,5€, será doado para a nossa Instituição 1,5€.
A Fundação AFID Diferença conquistou o Selo da Diversidade na categoria Recrutamento, Seleção e Práticas de Gestão de Pessoas. A cerimónia decorreu no último dia 28 de outubro, no Museu de Eletricidade, em Lisboa. Quem recebeu o prémio foi o Presidente do Conselho Executivo da nossa Instituição, Dr. Domingos Rosa.
O “ENTREABERTO” procura a sensação de possibilidade e pretende deixar no ar a ideia de que deixamos muito por dizer e por fazer, definimos um mundo quase aberto e quase fechado. Neste projeto, financiado pelo INR, vai-se revelar aquilo que quer e esconder aquilo que é preciso.
A Casa-Museu Medeiros e Almeida acolheu, pelo quarto ano consecutivo, uma exposição com a chancela dos ateliers artísticos do nosso Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). A inauguração de “Grande Pequeno Maior” decorreu na terça-feira, dia 16.
O presidente do Conselho da Administração da Fundação AFID Diferença, Dr. Domingos Rosa, foi galardoado com uma Menção Honrosa na categoria de Cuidado e Carinho Dispensados aos Idosos Desprotegidos dos prémios ‘Nunes Correa Verdades de Faria’, referente a 2018.
A Fundação AFID Diferença comemora 14 anos de existência. No dia 23 de junho de 2005, concretizou-se a criação da Fundação AFID Diferença. Olhando para trás, posso afirmar que os objetivos que nortearam a sua criação/constituição, foram amplamente atingidos, quiçá ultrapassando as minhas expetativas.