É sempre muito difícil falarmos de nós próprios quer no que é bom quer no que é menos bom. É esta a situação em que me encontro hoje. Ao receber, no Palácio Beau Séjour, em Lisboa, a Medalha de Mérito Social, entregue pela Câmara Municipal de Lisboa, das mãos do Senhor Vereador do Pelouro da Educação e Direitos Sociais, Ricardo Robles, juntamente com mais seis homenageados – Dr. Armando Acácio Gomes Leandro, a arquiteta Isabel Maria Cottinelli Telmo, a Dr.ª. Julieta Sanches, o Dr. º António Bento, o Dr. º Francisco George e a Associação para o Planeamento da Família, que foi representada por Mara Carvalho -, fui assaltado por vários sentimentos, alguns deles difíceis de explicar.
Felicidade e alegria pelo fato de ter sido agraciado, através do recebimento de uma Medalha de Mérito Social, atribuída por um organismo público – Câmara Municipal de Lisboa – reconhecendo, desta forma, o trabalho de cidadania que tenho vindo a desenvolver em prol dos outros;
Inspiração – Devo-a aos meus filhos, pois foram eles que estiveram na origem do trabalho realizado e que, felizmente, beneficiou centenas de outras pessoas com Deficiência, crianças e idosos;
Saudade – Porque uma grande parte do trabalho desenvolvido, principalmente nestes últimos 18 anos foi, sempre, inspirado e aconselhado pela minha companheira, Dr.ª. Maria Lutegarda, que, infelizmente não teve a oportunidade de assistir a esta singela, mas sentida homenagem;
Gratidão e partilha – A toda a equipa de colaboradores que têm vindo a desenvolver todo o trabalho de intervenção na AFID. A eles devo esta homenagem. Tal como referi no momento de entrega do prémio, esta medalha também lhes pertence.
Aproveito para dar os parabéns aos restantes homenageados, cidadãos de corpo inteiro, que, também, têm desenvolvido a sua atividade em prol dos outros, principalmente os que mais precisam.
Finalmente, uma palavra de apreço e de agradecimento à Câmara Municipal de Lisboa por esta iniciativa, que demonstra a sensibilidade dos seus responsáveis para com quem pratica a cidadania.
Obrigado,
Domingos Rosa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença.
É com muita alegria e satisfação, que anunciamos o lançamento da edição número 28 da Revista Diferença. Assim como nas edições anteriores, a revista continua a dedicar-se à área social como uma voz da Fundação AFID Diferença e, este ano, decidimos focar a revista num tema bastante relevante: Envelhecimento Ativo.
Convidámos não só os nossos especialistas ...
No passado dia 9 de maio, a Formação Profissional promoveu o seu Dia Aberto, uma iniciativa dedicada à demonstração das diferentes áreas formativas. O objetivo foi proporcionar aos parceiros e demais interessados a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado por formadores e formandos.
A manhã foi marcada por uma partilha muito enriquecedora e produtiva, ...
🎨 Inauguração do Prémio de Artes Plásticas Dr. João Gomes Esteves 🎉
Hoje teve lugar a inauguração da 1ª edição (2024/25) deste prémio, que celebra a criatividade de autores com deficiência intelectual nas áreas de Pintura e Cerâmica.
Contámos com a presença da nossa AFIDRitmo que nos encantou com os seus batuques, do vogal da Junta de ...
📢 Campanha Solidária da Consignação de 1% do IRS
A solidariedade é o ato de estarmos juntos no apoio a uma causa ou objetivos comuns.
Estamos todos interligados e as nossas ações fazem a diferença!
✔ Com a Campanha Solidária de consignação do IRS, pode direcionar 1% do imposto retido que ficaria para o Estado;
✔ Ao contribuir com ...
A Conferência “Desinstitucionalização de Pessoas com Deficiência” foi um momento de reflexão essencial. O evento teve início com as intervenções da Dr.ª Cristina Casalinho (Fundação Calouste Gulbenkian), da Dr.ª Sónia Esperto (INR), da Dr.ª Sandra Marcelino (Instituto da Segurança Social), do Dr. Murteira Nabo (Fundação AFID Diferença) e a da Dr.ª Susana Nogueira (Vereadora da ...
É com enorme entusiasmo que apresentamos o nosso calendário para 2025: “Lugares que contam histórias: Amadora em 12 passos”!
A Fundação AFID Diferença apresenta a 4ª Edição do Prémio de Investigação Científica de Reabilitação Dra. Maria Lutegarda 2024/25.
Este prémio, foi criado em memória da antiga Diretora da Fundação, Dra. Maria Lutegarda, tem como objetivo promover a Investigação Científica na área da Reabilitação, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos inovadores impactantes positivamente na vida ...