O Plano de Contingência da Fundação AFID Diferença

Copyright ©2020

Na sequência das Comunicações Interna/Ordem de Serviço anteriores, atendendo às medidas extraordinárias e de carácter urgente aprovadas no dia 12/03/2020 pelo Conselho de Ministros do Governo Português, no âmbito da Pandemia COVID-19 e atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e de acordo com o Plano de Contingência desta epidemia, importa acautelar, estrategicamente, a implementação de normas para o combate à Pandemia. Neste sentido, e com base nas normas estabelecidas pelo Governo Português, conforme consta no Decreto-Lei NO 10-A/2020, o Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença, com o apoio da sua equipa técnica, informa o seguinte:

1) São suspensas as atividades de Creche e Pré-Escolar de todas as estruturas (em funcionamento na no CRZ, Venteira e AFID Geração), do CAO – Centro de Actividades Ocupacionais (em funcionamento na sede da Fundação e Alfragide), da próxima 2a feira, 16/03/2020, até ao próximo dia 09/04/2020;

2) A retoma destas atividades está dependente da avaliação e comunicação oficial do Governo, após 09/04/2020;

3) Todos os colaboradores que estejam na situação de encerramento das Creches e Estabelecimento de Ensino dos seus filhos, menores de 12 anos ou, independentemente da idade, crianças com Deficiência ou doença crónica, devem preencher a Declaração do Trabalhador por Conta de Outrem, relativa ao Encerramento do Estabelecimento de Ensino por situação Epidemiológica do novo Coronavirus, na Internet, Modi GF B DGS;

4) Estes trabalhadores estarão dispensados do serviço, até final do mês de março, para acompanhamento dos seus filhos, em quarentena;

5) Os restantes trabalhadores deverão continuar ao serviço, nas seguintes condições estabelecidas oficialmente:
5.1) É suspenso o limite de trabalho extraordinário;
5.2) Os colaboradores estarão sujeitos à mobilidade;
5.3) A equipa técnica da Fundação AFID Diferença organizará as equipas de colaboradores disponíveis, em função das necessidades;

6) Ficam suspensas as visitas aos utentes/clientes em situação de internamento, quer sejam Pessoas com Deficiência quer sejam Idosos;

7) Quanto ao SAD – Serviço de Apoio Domiciliário, continuaremos a dar todo o apoio possível, mas restringindo serviços à alimentação e cuidados indispensáveis;

8) Ainda em relação ao SAD Serviço de Apoio Domiciliário, iremos centralizar o backoffice no CRZ, local de gestão do serviço, equipas e saída de refeições;

9) Os Diretores das diferentes Respostas Sociais e Serviços, em articulação com a equipa técnica, organizarão as equipas de intervenção em função das exigências do serviço e dos colaboradores disponíveis;

10) Em relação ao Lar Residencial iremos trabalhar com os dois Lares existentes (Sede e Alfragide), mantendo os utentes fixos em cada Equipamento, evitando os contactos pessoais;

11) Iremos aproveitar esta fase para, TODOS, efetuarem limpeza e desinfestação dos espaços, viaturas e materiais;

12) Estão proibidas as atividades de exterior e viagens para os utentes em atendimento e colaboradores;

13) Estão proibidas as viagens, reuniões e participação em seminários e congressos dos nossos colaboradores;

14) Todos os colaboradores devem cumprir as recomendações estabelecidas pela DGS, lavando as mãos muitas vezes ao dia, desinfetando-as, sempre que necessário, usando máscara e luvas, sempre que estejam em contacto com pessoas com suspeitas de possível/eventual contaminação;

15) Os porteiros deverão manter as portas dos equipamentos sociais sempre fechadas, não permitindo a entrada, à exceção da entrada dos em serviço e situações de emergência;

Estas medidas assentam no princípio fundamental de evitar ao máximo o contágio, de todos os intervenientes, através da diminuição do contacto de utentes/clientes com pessoas do exterior, à exceçäo dos colaboradores em serviço, dos nossos utentes/clientes;

Estas decisões, que lamentamos, têm de ser cumpridas rigorosamente, de modo a contribuirmos, todos, para minimizar os riscos de infeção a todas as pessoas que utilizam os nossos serviços e que nos têm visitada.

Este é um problema muito grave de saúde pública, que esperamos e desejamos passe depressa. Pensamos que com a vossa ajuda e rigor no cumprimento do estabelecido pelo Governo, conseguiremos.

Esta Ordem de Serviço/Comunicação Interna pode ser alterada a todo o momento, de acordo com a evolução da epidemia e as orientações oficiais.

Podem consultar os documentos na íntegra:

PDF Plano de Contingência

PDF Comunicação

PDF Decreto-lei

Atualizado em 16-Mar-2020 | Partilhar:

Entre em Contacto

Telefone (+351) 214 724 040
Email: info@afid.pt
R. Quinta do Paraíso, Alto Moinho
2610-316 Amadora, PORTUGAL

Livro de Reclamações
(Email: fundacao@fund-afid.org.pt)

2020 ©

Rodapé PT

Fundação AFID DiferençaTermos LegaisSiga-nos no FacebookCanal YouTubePerfil TwitterSiga-nos no InstagramSiga-nos no LinkedIn
 
Certificações